No dia 26 de Setembro, domingo, a população é chamada a exercer o seu direito de voto para os órgãos de poder autárquico (Câmara e Assembleia Municipal e Juntas e Assembleias de Freguesia). Para facilitar o processo, confirme antecipadamente a sua inscrição no Recenseamento Eleitoral e o seu local de Voto.
No contexto de combate à pandemia de Covid19, e por forma a evitar aglomerações, foram disponibilizadas mais assembleias e secções de voto – como, aliás, já se havia verificado nas eleições presidenciais.
Para garantir uma maior celeridade no processo, tem à sua disponibilidade uma série de mecanismos que poderá accionar. Tais como:
- Envio gratuito de SMS para 3838, com a mensagem RE(espaço)Número de BI ou CC (espaço) Data de Nascimento (formato AAAAMMDD). Exemplo: RE 000000 20210920;
- Consulta da página do sitio do Ministério da Administração Interna: recenseamento.mai.gov.pt.
- Contacto com a Junta de Freguesia do seu local de residência. No caso, Junta de Freguesia de Amora: 212 268 730;
- Através do Edital da Câmara Municipal do Seixal que permite a consulta do local de voto e respectivo horário (https://www.cm-seixal.pt/sites/default/files/editais/edital_no_204_2021_eleicao_dos_orgaos_das_autarquias_locais_freguesia_de_amora.pdf)
Vote antecipadamente
Motivos profissionais, estudantes, doentes internados, cidadãos retidos, cidadãos em confinamento obrigatório ou em estruturas residenciais, são os pretextos válidos em que a lei permite o voto antecipado nas eleições autárquicas em território nacional.
No caso de querer antecipar o voto por motivos profissionais, poderá fazê-lo entre os dias 16 e 21 de Setembro, na Câmara do município onde está recenseado. No caso, será na Câmara Municipal do Seixal.
Em caso de se encontrar em confinamento obrigatório ou em estruturas residenciais, deveria ter manifestado a intenção de votar até ao dia 19 de setembro, através de inscrição na plataforma da SGMAI (Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna) ou solicitando na Junta de Freguesia onde está recenseado, através de terceiros. Nestes casos, o voto antecipado é recolhido nos dias 21 e 22 de Setembro.
O ato eleitoral é seguro, com todas as garantias de higienização e distanciamento, respeitando as indicações e normas definidas pela Direção-Geral da Saúde. Por isso, não deixe de exercer o seu direito.