Tendo em vista a operacionalização do Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal, o ICNF desenvolveu recentemente uma nova plataforma – “STOPVESPA” – destinada a permitir aos cidadãos comunicar on-line a existência de ninhos da denominada vespa asiática. A nova plataforma, acessível em http://stopvespa.icnf.pt, substitui a anteriormente existente (SOS Vespa).
De acordo com o definido no âmbito da Comissão de Acompanhamento para a Vigilância, Prevenção e Controlo da Vespa Velutina, a deteção ou a suspeita de existência de ninhos ou de exemplares de Vespa Velutina Nigrithorax deverá ser comunicada pelos cidadãos através de um dos seguintes meios:
- Inserção/georreferenciação online do ninho ou dos exemplares de vespa e preenchimento online de um formulário com informação sobre os mesmos, disponível no portal http://stopvespa.icnf.pt. O preenchimento do formulário “cidadãos” dará origem a notificação, via e-mail, para os municípios a que dizem respeito;
- Contacto através da linha SOS AMBIENTE (808 200 520). Neste caso o observador será informado do procedimento a seguir para a efetiva comunicação da suspeita;
- Poderá também ser solicitada a colaboração da junta de freguesia mais próxima do local de deteção/suspeita, para o preenchimento do formulário.
De realçar que o envolvimento da ANEPC no Plano de Ação passa apenas pela sua divulgação, cabendo às Câmaras Municipais a coordenação do processo de controlo e destruição de ninhos.