O Instituto Nacional de Estatísticas, IP (INE) pretende contratar entrevistadores(as) em vários pontos do País, incluindo na Freguesia de Amora, para recolha de informação no âmbito do Inquérito às Despesas das Famílias (IDEF), que irá decorrer entre 26 de fevereiro de 2015 e 9 de março de 2016. Os candidatos interessados deverão enviar a respectiva candidatura, acompanhada de CV atualizado, até ao dia 11 de Janeiro, referindo expressamente disponibilidade e município de residência para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Os entrevistadores deverão ter habilitações mínimas ao nível do 12.º ano (preferencialmente); flexibilidade horária e disponibilidade média de quatro a cinco horas diárias, incluindo sábados, preferencialmente ao fim da tarde/noite, durante o período de recolha do inquérito (26 de fevereiro de 2015 a 9 de março de 2016); conhecimentos de informática (na ótica do utilizador); revelar notória capacidade de estabelecer contactos interpessoais, ser cordial, agradável, metódico e rigoroso; dispor de transporte próprio (preferencialmente); disponibilidade para participar na sessão informativa sobre o Inquérito a realizar durante três dias consecutivos (sete horas/dia) no período compreendido entre 16 de fevereiro e 11 de março de 2015.
Requisitos de contratação
Os(as) entrevistadores (as) selecionados(as) serão contratados(as) em regime de prestação de serviços (recibos verdes), implicando no momento da contratação: estar coletado(a) nas Finanças como trabalhador(a) independente; fazer prova de não possuir dívidas às Finanças e à Segurança Social; não ser aposentado(a) da Caixa Geral de Aposentações ou do Regime Geral da Segurança Social.
Discrição das tarefas
A recolha de dados é efetuada através de entrevista direta com computador e através do preenchimento de cadernetas. É efetuada junto dos alojamentos que constituem a amostra do Inquérito. É efetuado pelo INE um contacto inicial através do envio de uma carta de apresentação do inquérito a cada um dos alojamentos selecionados. Durante a primeira visita, o entrevistador entrega um folheto com alguns resultados de inquéritos anteriores. A recolha dos dados sobre o alojamento, agregado, indivíduos, educação, conforto e bens de equipamento, receitas monetárias líquidas e despesas de consumo retrospetivas (mensal, trimestral e anual) é efetuada através de entrevista presencial. A recolha dos dados sobre as despesas efetuadas pelo agregado e pelos indivíduos, durante os 14 dias da inquirição, é efetuada através do preenchimento de cadernetas em papel, que são fornecidas pelo entrevistador e que permanecem na posse dos agregados/indivíduos durante o período de recolha. Posteriormente estes dados são registados informaticamente pelo entrevistador.