A Junta de Freguesia de Amora, através do projeto "Melhor Amora", tem vindo a transformar o Espaço Público, focando-se no embelezamento de equipamentos em áreas comuns. Uma das iniciativas mais recentes deste projeto centrou-se na intervenção artística em caixas de eletricidade da e-Redes, proporcionando uma nova vida a estes elementos urbanos.
A primeira intervenção aconteceu na Avenida Marcos Portugal, onde a ação foi dinamizada pelo renomeado artista urbano Bruno BAMS Santos. A ele juntaram-se mais cinco talentosos artistas: Paulo SAR, CES, Ivan Nascimento, Domingos do Ó e Bruno Casanova, que criaram obras de arte em oito caixas de eletricidade, transformando-as em verdadeiras telas ao ar livre.
“É importante entender o graffiti no contexto urbano em que nos inserimos e dar espaço aos artistas que já têm obra feita e são reconhecidos para colaborarem e darem ideias e, em conjunto, criamos estes projetos que acabam por trazer outra cor à cidade. Ao mesmo tempo que o fazemos em locais apropriados para tal e onde a sua arte pode ser valorizada e apreciada, como merece. Paralelamente a isto, pretendemos criar as mesmas oportunidades para os miúdos que agora estão a começar e têm necessidade em deixar o seu rabisco, em treinar a sua identidade pela cidade”, começa por explicar Nelson Ramos. “Pode parecer um contrassenso, mas a verdade é que, nós não estamos contra os graffitis, não concordamos é com os tags sem critérios que destroem propriedades públicas e privadas e dão ar descuidado ao território”, reforça o presidente da Junta de Freguesia de Amora. “O que queremos e consideramos importante é que esses jovens possam ter espaços para exercer o seu treino e criar a sua arte de forma livre, mas em locais devidamente assinalados para tal. E para isso até apelamos à aproximação à autarquia com ideias que os ajudem a valorizar o seu trabalho”.
O sucesso desta intervenção despertou grande interesse na comunidade que, no decorrer do processo, teceu largos elogios à iniciativa e aos artistas. O mesmo interesse foi suscitado entre artistas locais, levando à preparação de uma nova call para continuar o trabalho. A Junta de Freguesia de Amora está, por isso, a identificar novos equipamentos que necessitam de intervenção, com o objetivo de expandir este movimento artístico e continuar a embelezar a freguesia.
Com estas ações, o "Melhor’Amora" não só valoriza o espaço público, mas também apoia a arte urbana e os artistas que nela se destacam, fortalecendo o sentido de comunidade e orgulho local.
Fiquem atentos para mais novidades sobre as próximas intervenções artísticas e como participar neste projeto que está a transformar Amora.
Tem propostas / ideias / projetos?
Fale connosco! Envie e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..