O Executivo da Junta de Freguesia de Amora aprovou a compra e doação, à EB1/JI Quinta de Santo António, de duas tendas para serem usadas como zonas de snoezelen para as crianças com necessidades especiais.
Com três salas dedicadas aos alunos com necessidades especiais (autismo e multideficiência), a Quinta de Santo António procura que a sua Unidade de Educação Especial consiga dar respostas eficientes dentro dos parcos recursos a que as escolas públicas estão, naturalmente, sujeitas.
Para melhorar a comodidade dos alunos com multideficiência e autismo, a escola necessitava de tendas para poder criar zonas de contenção e área sensorial (snoezelen) a que os alunos, de forma natural, recorram para se acalmarem e procurarem o conforto que necessitam na altura.
No decorrer das visitas às escolas (que estão a decorrer desde dia 16 de Janeiro), o Executivo pode perceber in loco a “funcionalidade e importância que duas simples tendas pretas podem ter no univrso dos alunos com NEE’s”, como admitiu Manuel Araújo.
As tendas estão colocadas em zonas recatadas de duas das salas (dinâmica e multideficiências), estando equipadas com luz, sons, cores, texturas e os objetos coloridos e disponibilizados para serem tocados e admirados. Desta forma, os sentidos primários são estimulados dando sensação de prazer e conforto em caso de crise.