Assinalando o Dia Mundial da Árvore, sinónimo de vida, na Escola Básica 1/Jardim de Infância Infante D. Augusto foi plantada, no dia 20 de março, uma casuarina, espécie proveniente da Austrália que os alunos vão cuidar.
Depois de ter falado a professora Elisete Agostinho, a Engenheira Olinda, da Câmara Municipal do Seixal, informou que quando se planta uma árvore é necessário verificar qual a mais indicada para o local. Dai a escola da casuarina, «uma espécie que chamamos de exótica» e que é conhecida como o pinheiro da Austrália. «Por ser rústica, exige poucos cuidados», salientou, lembrando, no entanto, que «não nos podemos lembrar das árvores apenas no seu dia, porque sem elas não podíamos viver, muito menos no meio urbano, onde há mais poluição». «As professores vão fazer uma escala para que, uma vez por semana, esta árvore possa ser regada. Para o ano só será regada de 15 em 15 dias», explicou, prevendo que quando a casuarina tiver três anos já não será preciso rega-la.
O momento contou ainda com as palavras de Horácio Cardoso, que, em nome da Junta de Freguesia de Amora, deu o pontapé de saída para «colocar a árvore na sua futura casinha». «Não podíamos deixar de nos associar a este acto, tal como em outras parcerias, como é o caso da Horta Pedagógica», referiu.