Natação, Ciclismo e Corrida são as três modalidades que compõem o Triatlo que regressa dia 6 de Julho à marginal de Amora. A prova é organizada pelo clube da terra Associação Naval Amorense, e conta com o apoio técnico da Federação Triatlo Portugal.
Inserido no Campeonato Nacional Jovem e Juvenis, a prova Triatlo Jovem de Amora já vai na sua 12.ª edição a ter como pano de fundo a baía natural. Esta é uma das etapas da competição para apuramento dos atletas a competirem no âmbito do Campeonato do Mundo de Juniores
O XII Triatlo da Amora é constituído pela prova do Campeonato Nacional Jovem (5ª Etapa) no formato de triatlo em estrada, com distâncias adaptadas aos escalões em competição; pelo Campeonato Nacional de Juvenis, no formato de triatlo de estrada, na distância super-sprint; e pela Prova de seleção para o Campeonato do Mundo de Triatlo de Juniores, no formato de de triatlo de estrada, na distância sprint. Todas disputadas no dia 6 de Julho. No dia 7 de Julho, a prova continua com o Campeonato Nacional de Clubes de Aquatlo, que vai já na sua 5ª edição na Amora, e que leva os atletas a competirem no formato de aquatlo, na distância sprint.
Condicionamento de Trânsito
Todos os anos, cerca de meia centena de atletas de vários clubes de Lisboa e Vale do Tejo têm a zona beirinha da cidade como ponto de encontro durante dois dias dedicados a esta modalidade. Devido à sua dimensão e especificidades, os condicionamentos de trânsito são uma constante nos dias de prova.
O maior acontece no dia 6 de Julho, das 11h00 às 20 horas, com a marginal entre a Amora e a Arrentela a sofrer alguns cortes e / ou bloqueios de via que podem causar alguns incómodos a quem tem de usar aquela estrada.
Consulte o Regulamento da prova aqui.