O Pavilhão Desportivo da EB 2+3 Pedro Eanes Lobato, na Amora, foi o palco dos ritmos quentes e golpes em forma de dança da Capoeira, no âmbito da Copa Muzenza 2021.
A tarde de 6 de Dezembro, trouxe à cidade de Amora vários atletas (e respetiva família) para uma competição de Capoeira – a Copa Muzenza.
O evento tem como particularidade o facto de decorrer ao longo de um dia, tendo as provas a duração de 45 segundos a 1 minuto. Ao longo deste período de tempo, os atletas são desafiados a mostrarem a técnica, perfeição e eficácia dos movimentos de Capoeira.
O objetivo principal desta competição é promover e motivar adesão de novos atletas a esta modalidade.
A Capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira, que mistura arte marcial, dança e música. Foi desenvolvida, sobretudo, no Brasil por descendentes de escravos africanos. Caracteriza-se por golpes e movimentos que se alternam entre balanços e acrobacias. A grande diferença da Capoeira, para com outras artes marciais, é a sua musicalidade.
De acordo com a organização “foi uma bela festa de Capoeira, dentro daquilo que nos é permitido”.
A Copa Muzenza 2021 foi organizada pelo Grupo Muzenza Margem Sul, em parceria com o Clube Cultural e Desportivo das Paivas, contando como parceiros a Junta de Freguesia de Amora e a Câmara Municipal do Seixal, entre outras entidades.