A Associação Naval Amorense (ANA) participou, no dia 20 de Setembro, numa regata de barcos-dragão, que juntou, no Rio Tejo, centenas de participantes e muitos outros espectadores.
A iniciativa foi organizada pela Fundação Oriente em conjunto com a Associação Naval Amorense, instituição que começou a dedicar-se a este tipo de desporto com o restauro de alguns exemplares de barcos-dragão que ficaram na Expo 98 e dos quais tomaram conta. Para este restauro contamos com o apoio da Junta de Freguesia de Amora e Câmara Municipal do Seixal.
Antes da regata começar, onde imperou a cor e a boa disposição, deu-se a «boa-sorte» e «bons ventos» para todos os participantes, com a «dança do dragão», onde uma dezena de alunos da escola de artes marciais «She-Si» empunhou um grande dragão de papel laranja e executaram várias coreografias.
A regata contou com a participação de 14 embarcações, mais cinco do que em 2008, provenientes da Associação Naval Amorense, Associação Náutica do Seixal, Alhandra Sporting Clube, Associação Naval de Lisboa, Clube do Mar Costa do Sol, Turismo de Macau, Clube Náutico Salvaterra de Magos e Clube Luz e Vida.