A Rua 25 de Abril, na Cruz de Pau, tornou-se palco de uma homenagem criativa à Revolução dos Cravos. No âmbito do projeto “Melhor’Amora”, o artista urbano Lest (Nelson Canelas) criou o projeto "Camuflados", pintando quatro caixas de eletricidade com padrões camuflados que evocam os valores e os heróis que tornaram possível a liberdade em Portugal.
O projeto celebra os 50 anos do 25 de Abril, utilizando a linguagem da arte urbana para lembrar o passado, enquanto se projeta o futuro. Os padrões camuflados remetem para os tempos difíceis da ditadura, mas também para o esforço coletivo e a coragem dos militares que lutaram pela democracia.
“Quando conhecemos o projeto Camuflados do Lest, foi espontâneo e lógico, na nossa perspetiva, em trazer esse projeto para a Rua 25 de Abril e assim celebrar este marco do cinquentenário desta revolução que nos trouxe a Liberdade”, explica Nelson Ramos, presidente da Junta de Freguesia de Amora.
Uma galeria a céu aberto
Cada uma das caixas transformou-se numa tela, criando uma galeria ao ar livre que convida os transeuntes a refletirem sobre os valores da liberdade, igualdade e cidadania. Além disso, o projeto conecta a história com as gerações mais jovens, mostrando como a arte pode ser um meio de diálogo entre o passado e o presente.
Esta intervenção é parte da missão do projeto da Junta de Freguesia de Amora, “Melhor’Amora”, que procura embelezar o espaço público, promover a arte urbana e valorizar o património cultural da freguesia.
Sobre o “Melhor’Amora”
O “Melhor’Amora” é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Amora que incentiva a requalificação de espaços urbanos através da arte, promovendo a criatividade e a valorização do espaço público, ao mesmo tempo que dá a conhecer os artistas urbanos locais.