Nos dias 4 e 5 de Outubro, a Quinta da Atalaia, na freguesia de Amora, foi palco da segunda edição do Seixal Motard, um evento que consolidou o espírito de camaradagem e a paixão pelas duas rodas entre os grupos motards do concelho. A iniciativa contou com entrada gratuita e atraiu centenas de entusiastas, famílias e curiosos, que se deslocaram ao local para desfrutar de dois dias repletos de atividades, gastronomia e muita animação.
Organizado pelos grupos motards H2O, Paladinos, Os Lusitanos e pelos moto clubes de Corroios, Fernão Ferro e Seixal, o encontro teve o apoio da Junta de Freguesia de Amora e da Câmara Municipal do Seixal. O evento apresentou uma programação diversificada, com bancas de restauração e artesanato, exposição de material motard e stands de equipamentos.
Demonstrações desportivas cativaram os presentes, enquanto a área de animação infantil garantiu a diversão dos mais novos. Os concertos ao vivo, com bandas como Dados Viciados e Rosinha, foram um dos pontos altos, encerrando as noites com muita energia.
O 2º Seixal Motard também se destacou pela promoção da segurança rodoviária e da responsabilidade no trânsito, com iniciativas de sensibilização que reforçaram a importância do uso de equipamentos de proteção e da adoção de boas práticas de condução.
Balanço positivo e declarações dos organizadores
José Luís Martins, considerou que o evento foi um sucesso. “O balanço é muito positivo em relação ao anterior. Os artistas foram espetaculares e não houve qualquer tipo de desentendimento, dando jus ao bom nome dos eventos motards.” Para o presidente do Grupo Motard Os Paladinos, “ temos todas as condições para fazer deste evento o terceiro maior do país”.
Já Sérgio Borge,, destacou a importância do apoio das entidades locais: “O evento foi um sucesso, apesar de ainda haver algum trabalho a fazer. Ano após ano vamos melhorando. Ficamos muito satisfeitos com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal do Seixal”. O presidente do Moto Clube de Fernão Ferro, teceu um agradecimento especial ao Município do Seixal, “pela oferta de um monumento em homenagem a todos os motards do concelho”, assim como pela “cedência de espaços e terrenos para as novas sedes e pela inauguração da nossa sede, que será em breve”.
Jaime Francisco, presidente do Grupo Motard Os Lusitanos, também sublinhou a colaboração e respeito entre todos os grupos envolvidos. “Mais uma vez foi um sucesso e prova que estes seis grupos se respeitam e sabem trabalhar em conjunto”.
Por sua vez, Bruno Guimarães, presidente do Grupo Motard e Desportivo H2O, enfatizou a evolução do evento. “Faço um balanço muito positivo. Resolvemos algumas questões do primeiro ano, como a questão da comida, que este ano correu bem. O Seixal Motard é um evento virado para a população em geral, não sendo exclusivo para motards. É aberto ao público, com a participação de outras associações do concelho, como foi o caso da Zumba, Jiu-Jitsu e outras. Certamente, é um evento em grande expansão, e isso se deve à união entre estes seis grupos e ao apoio da Junta de Freguesia de Amora e da Câmara Municipal do Seixal”.
Com um balanço extremamente positivo e muitas melhorias implementadas, o Seixal Motard consolidou-se como um evento de referência para os apaixonados pelas duas rodas e para toda a comunidade. A organização já olha para o futuro, prometendo um Seixal Motard ainda mais impactante na próxima edição, reforçando o evento como um ponto de encontro anual para todos os que apreciam a boa música, a gastronomia e, claro, a emoção das motos.