O evento Noites no Coreto, organizado pela Junta de Freguesia de Amora, trouxe ao Coreto de Amora uma noite repleta de boa música e energia contagiante, no passado dia 20 de Setembro. A iniciativa contou com as atuações da Banda da ESA e do grupo ESAmba, ambos projetos culturais da Escola Secundária de Amora, proporcionando um espetáculo de grande qualidade para todos os presentes.
O projeto cultural “Noites no Coreto” tem como objetivo valorizar os talentos locais (e não só) e levar a Cultura a um dos locais mais emblemático da freguesia, permitindo que a cultura esteja acessível a todos. Neste contexto, as duas bandas da Escola Secundária de Amora deram provas do seu talento e paixão pela música.
A Banda da ESA, que se dedica aos géneros pop/rock e a canções emblemáticas de Abril, foi a primeira a subir ao palco. Formada por um grupo diverso de jovens, incluindo vocalistas, guitarristas, teclistas e bateristas (Elda Miguel, Érica Correia, João Figueiras, João Gomes, Lara Portugal, Laura Sampaio, Leonor Lourenço, Mafalda Cardoso, Manuela António, Riquelme Silva, Pedro Morais e Yeva Tarasova), a banda é coordenada pelo professor Luís Félix. O grupo impressionou a audiência com a sua versatilidade e entusiasmo, tocando temas conhecidos que conquistaram os aplausos do público.
Logo após, o grupo ESamba trouxe os ritmos quentes, com um repertório que incluiu samba, músicas africanas. O grupo é composto por jovens percussionistas e vocalistas (Alexandre Rodrigues, Liviston Martiniano, Manuela António, Maria Eduarda, Marta Costa, Yasmin Melão e Luana Rodrigues), orientados por Diego Cardoso e pelo encarregado de educação, Márcio Rodrigues. A energia e a sincronização do grupo contagiaram a plateia, que se rendeu aos ritmos dançantes.
“Foi um verdadeiro privilégio assistir a estas apresentações e ver como a música pode transformar a vida destes jovens. A Junta de Freguesia de Amora continuará a apoiar e a valorizar estas iniciativas culturais que fazem a diferença na comunidade,” destacou Nelson Ramos, presidente da Junta de Freguesia de Amora.
O evento, com entrada livre, marcou também o início de um Outono que promete trazer muitas mais noites culturais ao Coreto de Amora, fortalecendo o vínculo entre a cultura e a comunidade local. Neste âmbito, já estão mais duas noites no Coreto agendadas: dia 12 de Outubro, sobe ao palco a Tuna da UnisSeixal, assinalando as atividades culturais associadas ao mês do Idoso. No dia 18 de Outubro, será a vez de Mário Barradas trazer velhos sucessos da musica ligeira portuguesa.