Lançamento do livro “O Impacto do 25 de Abril no Desporto”

Decorreu, no sábado, dia 14 de Setembro, nos serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, a sessão de lançamento do livro O Impacto do 25 de Abril no Desporto», da autoria de António Vasconcelos Raposo - uma obra que explora as mudanças estruturais no desporto português após a Revolução dos Cravos. A cerimónia contou com a presença de Ana Sofia Carmo, Vogal do Desporto da Junta de Freguesia de Amora, que salientou a importância desta obra para a compreensão das transformações que ocorreram no desporto, sublinhando o impacto do 25 de Abril na democratização desta área.

António Vasconcelos Raposo, presidente da Comissão de Treinadores do Comité Olímpico de Portugal, professor e investigador, faz nesta obra uma análise detalhada sobre a evolução do desporto em Portugal, destacando o trabalho pioneiro de Melo de Carvalho e a inclusão do direito ao desporto na Constituição, através do artigo 79.º.

Ana Sofia Carmo reforçou a relevância desta obra para a memória coletiva do país, especialmente para as gerações mais jovens que podem, através da leitura, compreender o papel do desporto como um motor de coesão social e desenvolvimento.

O livro é uma reflexão essencial sobre as conquistas alcançadas nas últimas décadas e o caminho que o desporto português percorreu desde 1974, sendo aclamado como uma das mais relevantes obras sobre a história do desporto em Portugal.

Biografia:

António Jacinto Branco Vasconcelos Raposo nasceu em Ponta Delgada, São Miguel, Açores, em Março de 1950.

Licenciado em Educação Física pelo ISEF de Lisboa, com Mestrado em Ciências do Desporto vertente do Alto Rendimento Desportivo pela Faculdade de Motricidade Humana. É Treinador Superior de Natação formado pela DHfK de Leipzig, ex-RDA. Treinador de Mérito em natação pura desportiva atribuído pela Federação Portuguesa de Natação. Foi professor no Instituto Superior de Educação Física e na Escola Secundária de Professor José Augusto Lucas (Linda-a-Velha), e treinador de Natação, tendo muitos dos seus atletas sido apurados para competições internacionais como Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo, da Europa, Universíadas e muitas outras competições internacionais e nacionais, tendo estado presente nestas competições com as funções de treinador nacional.

Participa regularmente como preletor de ações e cursos de treinadores a nível nacional e internacional, com destaque em ações ao abrigo da Solidariedade Olímpica em Angola, Moçambique e Argentina e igualmente como preletor em Congressos Internacionais realizados em Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, Ucrânia e Brasil.

Tem livros publicados na área do treino desportivo e da sua experiência vivida na guerra colonial em Angola. Pelo seu desempenho profissional recebeu diversas condecorações, distinções, louvores, menções honrosas, prémios e homenagens nacionais e internacionais.