Nova Rotunda “Liberdades” Celebra os 50 Anos do 25 de Abril

Nova Rotunda “Liberdades” Celebra os 50 Anos do 25 de Abril

A Junta de Freguesia de Amora inaugurou, a 1 de Agosto, uma nova rotunda em comemoração aos cinquentenário da Revolução dos Cravos. A Rotunda Liberdades, anteriormente conhecida como “rotunda da âncora”, foi transformada com uma nova peça artística que destaca a liberdade conquistada em Abril de 1974.

A peça central da rotunda é um impressionante cravo em metal, concebido pelo renomado artista Gonçalo Mar, o mesmo responsável pela criação da envolvente à âncora que anteriormente decorava o local. Esta mudança não é apenas uma renovação estética, mas também uma homenagem profunda aos valores fundamentais que Abril trouxe à nossa sociedade.

Gonçalo Mar explicou que o cravo, intitulado "Liberdades", simboliza os direitos e liberdades fundamentais que todos os indivíduos devem desfrutar numa sociedade democrática. “Essas liberdades são muitas vezes garantidas por constituições ou outras leis fundamentais, essenciais para o funcionamento de uma sociedade democrática e para a proteção dos direitos humanos. No caso de Portugal, ela foi-nos dada numa luta onde o cravo se tornou o símbolo maior num país onde a opinião era algo que tinha de ficar trancada na boca de cada um”, lembrou o artista.

A obra anterior, a âncora, já mostrava sinais de desgaste, o que motivou que Nelson Ramos, presidente da Junta de Freguesia de Amora, procurasse soluções para ou uma recuperação da peça ou uma renovação da rotunda. “Como aquele espaço já tinha sido intervindo pelo Gonçalo Mar, quisemos envolvê-lo neste processo e perceber com o artista o que poderia ser feito: até porque a recuperação da peça se tornou quase inviável”, conta Nelson Ramos. Perante isto, Gonçalo Mar sugeriu a criação de uma nova peça que não só substituísse a antiga, mas também prestasse um tributo adequado à Revolução dos Cravos.

“Este espírito de liberdade, que Abril nos deu, permitiu que Gonçalo tivesse a autonomia artística para expressar essa mesma liberdade através da sua arte, tendo sido o tema sugerido por ele próprio e o Executivo acabou por aceitar esta proposta até pelo marco da data que se vive este ano”, clarifica Nelson Ramos.

A criação desta nova peça envolveu uma colaboração intensa entre o artista e os trabalhadores da Junta de Freguesia de Amora. Todo o trabalho foi realizado nas oficinas da autarquia, com reuniões constantes entre Gonçalo Mar e os executantes para garantir que a visão do artista fosse fielmente representada. “Este esforço conjunto resultou numa obra que não só embeleza a nossa freguesia, mas também reforça a importância de valores como a liberdade, a democracia e a igualdade de oportunidades; e mostra que temos trabalhadores que assumem um papel de exímios na sua arte”, reforça o presidente do Executivo amorense que acrescentou uma nota de curiosidade, “um desses trabalhadores é uma mulher que trabalha nas oficinas numa profissão imputada quase sempre ao sexo masculino e que o faz com um profissionalismo exemplar e isso também é uma conquista de Abril: a igualdade de oportunidades”.

O apoio da Junta de Freguesia de Amora foi crucial para a realização deste projeto, demonstrando o compromisso contínuo com a valorização da arte e da memória histórica. A equipa técnica, incluindo Pedro Ferreira e Gleice Santana, desempenhou um papel vital na execução desta obra, garantindo que cada detalhe fosse meticulosamente cuidado.

Além desta peça que comemora esta data significativa, a freguesia de Amora já possui diversas rotundas dedicadas a homenagens específicas: uma rotunda dedicada à luta antifascista; uma dedicada aos navegadores e período da expansão marítima; uma dedicada aos operários e indústria em geral, e uma outra dedicada aos vidreiros. Ainda estão previstos futuros projetos onde se pretende homenagear, nomeadamente, a indústria naval (projeto previsto par ao próximo ano a nascer na rotunda junto à entrada para A33, nos Foros de Amora), assim como a industria corticeira e da resina, entre muitas outras atividades económicas intrinsecamente ligadas à história da Amora.

A inauguração da Rotunda Liberdades foi um momento de celebração e reflexão sobre o legado de Abril, destacando como a liberdade conquistada há 50 anos continua a inspirar novas gerações e a permitir que artistas como Gonçalo Mar continuem a criar obras que enaltecem os valores democráticos.

Na inauguração, ao lado do Executivo da Junta de Freguesia de Amora, marcaram presença, da parte da Câmara Municipal do Seixal: o presidente Paulo Silva, e os vereadores Joaquim Tavares, Maria João Macau e Liliana Cunha; pela Assembleia Municipal do Seixal, Américo Costa ; que nas suas intervenções reforçaram o simbolismo desta peça.

Sobre o artista:
Gonçalo MAR

Nasceu a 4 de Dezembro de 1974, em São Sebastião da Pedreira (Lisboa), mas passou a sua infância entre o Seixal e Amora.

Aos 12 anos, desenhava já as figuras do seu imaginário a giz, no alcatrão. Durante o seu percurso académico, a meio da licenciatura em Design de Moda, começa a trabalhar como desenhador no estúdio de animação MagicToons. No início de 1998 tem o seu primeiro contacto com o graffiti.

A obra de Gonçalo Mar mistura elementos do universo da banda desenhada e da animação, com alguns elementos da cultura japonesa ou outros mais ligados aos códigos da street art.

Por entre diversos e extensos trabalhos comissariados – de rua, individuais e coletivos –, destaca-se a exposição coletiva Visual Street Performance de 2005 a 2010 e a participação na Mostra de Graffiti, o evento mais importante do género em Portugal.

Colaborou com a Câmara Municipal do Seixal em diversos projetos municipais, entre eles destaca-se o Seixal Graffiti, de que foi fundador e mentor entre 2004 e 2010, vários eventos marcantes para a juventude, no âmbito do Março Jovem e o À Babuja – Festival de Street Art do Seixal, em 2022. Concebeu e ilustrou ainda o Guia Turístico: «Old Town Guide Seixal», em 2020.

Pelo concelho do Seixal, deu vida a vários sítios graças à «arte da lata em punho» e que os tornam únicos, como é o caso das intervenções murais «Tia Ju» e «Roma», num parque infantil da Quinta da Princesa, em Amora, em 2021. Também no restaurante Acqua Seixal, encontramos uma pintura de homenagem ao «Ti João», figura incontornável da história da Baía do Seixal.

Cresceu numa casa com três irmãos - um deles seu gémeo - e gerir essa dinâmica tornou-o mais resiliente, sobretudo por ter de aprender a partilhar. Não é só apaixonado pela arte urbana. Gosta de surfar, cozinhar e é um grande colecionador de banda desenhada e não perde um único filme dos estúdios da Marvel.

É casado e pai de duas filhas.

Gonçalo MAR, um verdadeiro artista do nosso concelho e amplamente reconhecido neste universo da arte urbana.

Mapa
Costa de Caparica

Junta de Freguesia de Amora

Rua 1º de Maio, Lote 4
2845-125 Amora

Tel: 212 268 730
Tlm: 917 072 687 / 910 537 093
Fax: 212 240 488

Email: jfamora@jf-amora.pt

Horário da Secretaria
2ª a 6ª das 9h às 13h e das 14h às 17h