Livros ao Fresco chegam ao Parque do Fanqueiro

No âmbito do Dia Internacional da Liberdade de Pensamento (que se assinala a 14 de Julho), a Junta de Freguesia de Amora inaugurou o segundo frigorífico do projeto "Livros ao Fresco". Este projeto cultural reutiliza frigoríficos sem uso, transformando-os em bibliotecas comunitárias que guardam alimentos para a alma, frutos para a imaginação e vitaminas para a curiosidade - ou seja, livros!

Depois do Parque Municipal do Serrado, foi a vez do Parque Urbano do Fanqueiro receber um dos frigoríficos do projeto “Livros ao Fresco” – que une a autarquia e a Associação Mensageiro da Poesia, na promoção de hábitos de leitura levando os livros para o espaço público. A escolha do novo local foi efetuada mediante sondagem nas redes sociais. Desta forma, procuramos envolver a população na tomada de decisões para o seu território.

A inauguração aconteceu no dia 18 de Julho, “tendo por base o Dia Internacional da Liberdade de Pensamento que é mundialmente assinalado a 14 de Julho que é, igualmente, o dia de referência do marco inicial da Revolução Francesa, em 1789, com a Queda da Bastilha”, explicou Nelson Ramos. Por este motivo “e porque, numa época de redes sociais e notícias instantâneas envoltas muitas no fenómeno das fake news, queremos ajudar a que o algoritmo da leitura e do saber que eles propagam seja igualmente fortalecido e assim ajudar a criar uma geração mais consciente, mais alerta e capaz de ter argumentos válidos para a defesa dos seus pensamentos”. Algo que, lembra o presidente da Junta de Freguesia de Amora, o “nosso 25 de Abril também nos trouxe e permitiu”.

Na plateia ao ar livre juntaram-se vários grupos afetos às Férias Desportivas do CDR Águias Unidas e da Associação de Terras de Larus que ouviram os poemas do Mensageiro da Poesia e as histórias contactadas pela educadora e contadora de histórias Lina, afeta igualmente ao o Grupo Coisas & Loisas (CDRAU).

Com esta iniciativa, a JFA espera fortalecer a comunidade através da leitura e criar um ambiente de partilha e crescimento cultural.