Mensageiro presta homenagem a poetas…

Pelo décimo primeiro ano consecutivo, comemoramos, o Dia Mundial da Poesia.

Aquilo que à partida seria um singelo convívio entre amigos, acabou por se tornar numa grandiosa iniciativa.

Assim, Amora e o Mensageiro da Poesia estiveram em festa no dia 23 de Março, celebrando o Dia Mundial da Poesia, em que alguns dos nossos associados mereceram destaque pelo seu contributo e dedicação à arte de poetar mas também a esta associação.

Sob a coordenação e apresentação da associada Ana Cristina Videira, Berta Rodrigues, Maria João Cristino Lopes, Maria de Fátima Coelho, Dolores Guerreiro da Costa, Cristina Videira, José de Frias foram os homenageados do ano, sendo que esta “distinção, não exclui o profundo agradecimento a todos os associados e amigos”, explicou Luís Fernandes, presidente da Direcção do Mensageiro da Poesia.

Esta é uma formalidade já habitual no Dia Mundial da Poesia e, obviamente que não se poderia, fazê-lo a todos ao mesmo tempo nem num só dia, “para o próximo ano, contamos poder continuar a reconhecer o empenho de dedicação de outros tantos”, disse.

Discursos emocionados, palavras sentidas quer dos homenageados quer dos intervenientes na cerimónia, foram uma constante.

“Nesta cidade há uma forte nascente onde nós todos vamos beber, é o nosso grande Mensageiro. É através dele que nós podemos crescer, é o Mensageiro que dá a conhecer o nosso trabalho aos quatro cantos da terra”, salientou José Frias.

A Junta de Freguesia de Amora participou na festa do princípio ao fim, não só com a cedência do seu auditório para a realização do evento e com o apoio logístico, como também, com a presença do seu presidente, Manuel Araújo que, muito prestígio nos traz sempre.

Com o Auditório repleto, “esta é uma bonita forma de assinalar o Dia Mundial da Poesia e a Junta de Freguesia não poderia deixar de se associar a esta iniciativa”, garantiu Manuel Araújo, associando-se às homenagens, reconheceu o prestimoso trabalho desenvolvido especialmente, por Ana Cristina Videira em prol da cultura, das crianças e das causas sociais.

Outra presença notória que muito nos honrou foi a de José Torre, presidente do CCRAM do Alto do Moinho.

“Apanhado na curva” ou não, este “homem da cultura” foi peremptório a afirmar que acompanha o trabalho do Mensageiro da Poesia e “tenho a melhor imagem do trabalho que aqui e feito. É uma associação de cultura e só por isso deve ser apoiada e merece todo o nosso apreço”, afirmou José Torres.

O presidente do CCRAM considerou Ana Cristina Videira de “uma figura incontornável na actividade cultural desta região. Cristina Videira como alma do projecto “As Cores” tem desempenhado um papel importantíssimo para com crianças com problemas de integração. Tanto assim é, que os médicos das consultas de pediatria do Hospital Garcia de Horta aconselham os seus pacientes a inscreverem-se nas “Cores” como forma de terapia. Este trabalho, já foi também alvo de referência pelo professor Marcelo Rebelo de Sousa, no seu comentário semanal na TVI. Isto traduz bem o papel que a Cristina tem desempenhado”, concluiu.

Com a humildade e simplicidade que lhe são características, Ana Cristina Videira considerou que ainda tem muito para fazer “não sei se este, é já o meu lugar”, disse agradecendo as palavras de todos. Aproveitou a ocasião para anunciar a chegada de mais um prémio internacional alcançado através de um poema seu, interpretado pela pequena Joana Carvalhas, um dos elemento das “Cores”, que naquela ocasião se encontrava a participar no concurso “Little Stars 2014”, na Rússia. Num universo de 25 países, o prémio internacional veio portanto para Portugal, mais uma vez pela mão de Ana Cristina Videira…

Porque a poesia é aquilo que nos vai na alma, um sentimento puro, sem edição...muitos foram aqueles que deram a conhecer as suas obras, outros declamaram poemas dos seus poetas preferidos ou, simplesmente, os invocaram nos seus escritos.

Houve mesmo quem, no acto muito bem-sucedido “encarnasse” Fernando Pessoa e quem, invocasse a Revolução do Cravos, cujo 40º aniversário se aproxima a passos largos.

Ouviram-se os poetas, os fadistas e o Grupo Juvenil de Arte Musical “As Cores” do Alto do Moinho”, num encontro feliz entre música e poesia.

Porque poesia é fado e fado é poesia, outros sócios e amigos cantaram, acompanhados da viola de Jorge Alves e da guitarra de Alberto Raio, intercalando estes momentos musicais com outros de declamação ou simplesmente de leitura.

O evento fechou com chave de ouro a três vozes (Milai, José Frias e Lina Almeida) e culminou num abastado lanche convívio, onde não faltou mesmo nada!

A iniciativa procurou, mais uma vez cativar e motivar os presentes para a poesia parte integrante da história portuguesa, mas também, apelar ao que mais nobre se deve celebrar, a língua portuguesa e o género lírico tão seu característico tanto nas obras mais eruditas, como nas quadras mais populares e ainda na música, o nosso fado que tanto nos caracteriza.

 

Sobre o Dia Mundial da Poesia…

Em 1999, a Unesco proclamou o dia 21 de Março como o dia mundial da poesia com o objectivo de preservar a diversidade linguística. Em Portugal são várias as iniciativas que se associam a essas comemorações tendo como objectivo principal atraírem os portugueses para o gosto deste género literário.

O Dia Mundial da Poesia celebra a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, criatividade e inovação. A data visa fazer uma reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa.

A poesia contribui para a diversidade criativa, usando as palavras e os nossos modos de percepção e de compreensão do mundo.

A história portuguesa apresenta muitos poetas cuja obra literária é mundialmente conhecida. Luís de Camões, Fernando Pessoa, António Nobre, Florbela Espanca, José Régio, Florbela Espanca, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Cesário Verde, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andersen, são alguns dos poetas portugueses mais conhecidos.

Tags :
Mapa
Costa de Caparica

Junta de Freguesia de Amora

Rua 1º de Maio, Lote 4
2845-125 Amora

Tel: 212 268 730
Tlm: 917 072 687 / 910 537 093
Fax: 212 240 488

Email: jfamora@jf-amora.pt

Horário da Secretaria
2ª a 6ª das 9h às 13h e das 14h às 17h