AMUCIP inaugura sede em Amora

Esta associação, com cariz de âmbito nacional, fundada por cinco mulheres ciganas em 2000, trabalha para o desenvolvimento das crianças e mulheres ciganas em Portugal e tem como objetivos "promover a defesa e o desenvolvimento das mulheres e crianças ciganas em Portugal, com respeito pela entidade cultural", "defender as mulheres e crianças ciganas de políticas e de ações injustas", "promover e difundir informação junto das mulheres e crianças nas comunidades ciganas relativamente aos direitos, deveres e oportunidades educacionais e de emprego e perspetivas de evolução na sociedade em que se inserem e junto das identidades e instituições portuguesas e europeias sobre o papel da mulher na cultura e na sociedade ciganas" e "promover atividades culturais, recreativas, desportivas e outras que estejam em harmonia com as finalidades estatuárias".

Após o descerrar da placa da AMUCIP, sedeada agora junto à zona ribeirinha e do coreto de Amora, teve lugar um período de curtas intervenções, que começou com a de Olga Mariano, uma das fundadoras da Associação: "Este é, sem sombra de dúvidas, um dia a registar, muito importante para a nossa Associação", afirmou, sublinhando que a AMUCIP "quer muito trabalhar para que todos nós sejamos um elemento só: a comunidade cigana e a sociedade maioritária, porque somos filhos do mesmo país".

Por seu lado, Corália Loureiro, Vereadora na Câmara Municipal do Seixal, salientou que, no Dia Internacional da Mulher, a "luta de todos, homens e mulheres, tem que persistir pela igualdade de oportunidades". Na sua intervenção, valorizou ainda o trabalho desenvolvido por Olga Mariano.

Trabalhar em conjunto

Seguiu-se Manuel Araújo, Presidente da Junta de Freguesia de Amora, que manifestou grande satisfação pela inauguração do Espaço AMUCIP, "dando vida a uma das muitas casas do núcleo antigo da Amora", e, "nada melhor do que instalar aqui uma associação que, não tenho dúvidas, vão desenvolver um grande trabalho". Dirigindo-se à fundadora da AMUCIP, salientou que a Junta de Freguesia está "disponível para tudo o que foi necessário" e convidou Olga Mariano a integrar a Comissão Social de Freguesia de forma a que, em conjunto com os outros parceiros, "podermos desenvolver várias parcerias, e estou certo que o vamos fazer". A terminar, antes de serem distribuídas flores a todas as mulheres, dirigiu-se uma "saudação muito especial" a todas as mulheres do concelho do Seixal, "pelo Dia que hoje se comemora e pela luta que têm travado em defesa dos vossos direitos".

O momento encerrou com a intervenção de Alfredo Monteiro, Presidente da Câmara Municipal do Seixal, que também valorizou o "papel exemplar da AMUCIP, um trabalho que parte da Olga Mariano com um conjunto de mulheres da comunidade cigana do nosso concelho". "A inclusão é parte integrante e fundamental do nosso trabalho todos os dias", destacou.

Mapa
Costa de Caparica

Junta de Freguesia de Amora

Rua 1º de Maio, Lote 4
2845-125 Amora

Tel: 212 268 730
Tlm: 917 072 687 / 910 537 093
Fax: 212 240 488

Email: jfamora@jf-amora.pt

Horário da Secretaria
2ª a 6ª das 9h às 13h e das 14h às 17h