Nesta sessão solene, realizada no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, e que contou com a presença do Executivo da Junta de Freguesia de Amora, valorizou-se a «dedicação», a «competência», o «rigor», a «eficiência» e a «generosidade» de Valentim Valadas Mira, que, «sem interesses, económicos pessoais», teve sempre como único objectivo «melhorar e elevar a vida das populações, na pequena e na grande obra, no problema que precisava de ser resolvido, cultivando uma grande simpatia entre os trabalhadores e as pessoas da Freguesia de Amora».
Destacou-se ainda o facto de Valentim Valadas Mira, residente na Amora há mais de 45 anos, ser um «homem ligado aos ideais de Abril» e às causas sociais e ao associativismo tendo sido dirigente, durante vários mandatos, da Cooperativa de Consumo Operária Amorense e da Sociedade Filarmónica Operária Amorense.
Da Freguesia de Amora foram ainda homenageadas por Mérito Municipal a Escola Básica da Quinta da Medideira e da Escola Secundária Manuel Cargaleiro.
A sessão iniciou-se com a actuação do Grupo Coral Cantata Viva, dirigido pelo maestro José Rui Fernandes, que interpretou canções de, entre outros, Lopes-Graça e Zeca Afonso.