Nascido em Covas do Douro, aldeia de uma das encostas do concelho de Sabrosa (distrito de Vila Real), Emanuel é o primeiro de quatro filhos. A sua infância é enriquecida pelos conhecimentos próprios de um ambiente rural, onde a apanha da uva para o vinho do Porto é a altura mais marcante do ano. Aos dez anos, a sua ambição e determinação levam-no a deixar a terra onde nasceu e ruma até Lisboa à procura de um futuro melhor. Começa a aprender a tocar guitarrra clássica em 1973. tornando-se mais tarde professor deste instrumento. Dá aulas de música durante os próximos 8 anos, dirige pequenas orquestras, integra grupos musicais, toca em bares e lança um disco só com instrumentais.
Abre em 1986 um estúdio de música e grava diversos artistas, contando-se entre eles José Malhoa, Cândida Branca Flor, entre outros. Lança o seu primeiro disco «Tu sabes que já foste minha» e começa a actuar com regularidade em Portugal. Em 1995 lança o seu disco de hit com mais de meio milhão de cópias vendidas: «Pimba, Pimba».
Seguem-se o lançamento de vários discos de sucesso, com vários temas que serão, certamente, interpretados nas Festas Populares de Amora.