Foi nos Açores, onde este a viver durante quatro anos, que Rita Guerra começou a cantar e a tocar piano, onde desenvolveu um gosto especial por Elton John ou Kim Carnes. «Pormenores sem a mínima importância» é o título do seu álbum álbum de estreia, que contou com a participação de Rui Veloso e de elementos dos Taxi. Em 1992 participa no Festival RTP da Canção com «Meu amor inventado em mim» que fica em segundo lugar. Em 1995 foi editado o álbum «Independence Days», um sonho que Rita Guerra tinha há algum tempo de gravar um disco com repertório original em inglês.
Com Paulo de Carvalho, Maria João e Carlos do Carmo colabora no espectáculo «Quatro Caminhos», de Pedro Osório, apresentado em 1996. Participa na colectânea «In Love», editada no dia dos namorados, com o tema «Brincando com o fogo», onde junta a sua voz à de Beto. Da experiência com o cantor, recentemente falecido, fez nascer, em 2000, o álbum «Desencontros».
Em 2003 é convidada pela RTP para representar Portugal no Festival da Eurovisão. É escolhido o tema «Deixa-me Sonhar» da autoria de Paulo Martins. Foi editado, mais tarde, um disco da digressão «Portugal a Cantar». «Rita», em 2005, e «Sentimento», em 2007», e «O melhor de Rita Guerra - Acústico» foram os álbuns que se seguiram.