A partir do dia 4 de Novembro, a frente ribeirinha da cidade de Amora vai ganhar sotaque do Porto, com o Festival de Francesinhas.
Embora a inspiração seja francesa (das não menos famosas croque monsieur), os sabores são tipicamente portugueses e podem variar, mas a tradicional francesinha leva ao prato linguiça, salsicha fresca, fiambre e bife tudo envolto em pão que é coberto por queijo que, por sua vez , é naufragado num molho onde residem os maiores segredos.
Tornou-se, desde há cerca de 70 anos a esta parte, uma das maiores iguarias da zona do norte do país, com especial destaque no Porto.
A sua fama é tanta que foi apontada como uma das dez melhores sanduíches do mundo pelo AOL Travel (um prestigiado site norte-americano dedicado aos destinos turísticos e lazer. Honras que se espalharam ao site britânico “The Culture Trip” e à revista espanhola de viagens “Condé Nast Traveller”.
Daí para ser figura de cartaz de um Festival a si dedicado, foi um passo, ou melhor, uma volta ao redor de várias cidades internacionais só para dar a provar aos paladares mais distantes esta exímia e pecaminosa refeição.
Depois de Newark, Lisboa, Fuchal e Oeiras, é a vez da cidade de Amora receber a visita dos restaurantes onde a arte da Francesinha assume muitas variantes e para todos os gostos, mas sempre no seu auge.
O Festival da Francesinha do Concelho do Seixal acontece a partir do dia 4 de Novembro e promete ficar durante 11 dias a inebriar os olfactos e paladares de todos os que visitarem a zona ribeirinha da Amora.
A entrada no recinto é livre. Só terá mesmo de pagar a refeição.
Horário
- Segunda a Sexta (12h/15h - 19h/23h)
- Sábados, domingos e feriados (12h-23h)