Presidente Manuel Araújo faz um balanço do ano de 2019

Final do ano, início de balanços

Há qualquer coisa de catarse que é despoletado com o som das doze badaladas.

Naquele preciso momento, em que um ano termina e outro tem início, desejamos ferozmente que se instalem todas as promessas que fazemos com vista a melhorar o nosso ser, a comunidade onde estamos inseridos e o Mundo. Como que desejamos que, uma acção instantânea, fosse capaz de remeter para o esquecimento o que de negativo existiu, que faça progredir e/ou manter o que de positivo aconteceu e que instale definitivamente tudo o que é necessário melhorar.

Renovamos energias, retomamos promessas, reformulamos objectivos...

Este é um desejo geral, ao qual não sou, totalmente, alheio.

Por isso, é tempo de balanços e o que fazemos, deste último ano de Executivo, é um balanço positivo.

Vimos a nossa Freguesia receber novos negócios, renovar alguns existentes, observámos o poder do movimento turístico e migratório na circulação de novos rostos e no erguer da face envelhecida (populacional e habitacional) da nossa Freguesia. Tudo isto implica investimento privado que trás valor acrescido ao nosso território. Mas que se traduz na importância do investimento público para, constantemente, melhorarmos as condições de vida da nossa comunidade.

Nestes 365 dias de 2019, investimos em Obras Públicas, como a manutenção de calçadas, colocação de rampas, pilaretes e lancis – que representam um resgate do espaço público para os cidadãos, sobretudo com dificuldades de mobilidade - mais de 84 mil euros. Para a manutenção e construção de novos Parques Infantis canalizámos mais de 50 mil euros. Conseguimos envolver, nas Actividades Lúdicas e Desportivas dos nossos Estabelecimentos de Ensino, mais de 10 mil alunos e mais de 1600 atletas puderam, juntamente connosco, exercer várias Actividades Desportivas, onde se evidenciaram algumas das futuras glórias em modalidades como Corta-Mato, Canoagem, Triatlo e Taekwondo. Demos apoio logístico ao novo Quartel dos Bombeiros e continuamos a dar esse apoio a todas as organizações e associações comunitárias da Freguesia que junto de nós procuram essa ajuda. E, se para muitos o ano de 2019 representou mudanças de vida positivas, outros há a quem a vida não sorri de igual forma. Neste âmbito, cerca de 290 agregados, procuraram o Apoio Social da Junta de Freguesia e aqui encontraram o que necessitavam para uma vida mais condigna.

Este é apenas algum do muito trabalho, algum menos visível, que fomos encetando.

Poderia deixar-me iludir pela dimensão festiva que esta quadra encerra, e só falar dos aspectos positivos que o ano que passou teve, mas prefiro aproveitar este espaço para reflectir - e apelar à reflexão de todos – sobre as relações que mantemos com os outros e com a Comunidade a que pertencemos.

Temos consciência que há ainda trabalho para ser melhorado e outro feito.

A Amora precisa do compromisso de todos para ser ainda mais forte, coesa e digna tanto para as Instituições, como para as Associações e Pessoas que aqui moram, estudam, trabalham ou investem.

Da minha parte, e do Executivo a que lidero, posso prometer que continuaremos a trabalhar para termos uma Freguesia mais solidária, mais inclusiva, com mais qualidade de vida e, cada vez, mais próxima dos seus Fregueses.

E, para isso, queremos contar ainda mais com a Sua ajuda.

Juntos, vamos fazer de 2020 um Bom Ano!

O Presidente da Junta de Freguesia de Amora,
Manuel Araújo

Mapa
Costa de Caparica

Junta de Freguesia de Amora

Rua 1º de Maio, Lote 4
2845-125 Amora

Tel: 212 268 730
Tlm: 917 072 687 / 910 537 093
Fax: 212 240 488

Email: jfamora@jf-amora.pt

Horário da Secretaria
2ª a 6ª das 9h às 13h e das 14h às 17h