À chegada, os participantes receberam uma medalha comemorativa do evento e duas publicações lançadas nesse dia: «Seixal Somos Todos Nós», textos e intervenções de Eufrásio Filipe, e «Seixal Arte Pública», de Joaquim Saigal. Uma forma de homenagear todos aqueles que ao longo dos últimos 35 anos têm tido, em profunda dedicação ao serviço público à comunidade, um papel incontornável e insubstituível na construção do progresso social e económico do concelho e da qualidade de vida da nossa população.
Nesta iniciativa, que contou com intervenções de todas as forças políticas representadas com assento na Assembleia Municipal do Seixal e do primeiro presidente da Câmara Municipal do Seixal após 25 de Abril Eufrásio Filipe, foram ainda assinados protocolos de delegação de competências e de atribuição de orçamento municipal entre a Câmara Municipal do Seixal e as seis juntas de freguesia do concelho. Os protocolos incluem, entre outras, a «conservação e limpeza de valetas, bermas e caminhos, «conservação, calcetamento e limpeza de ruas e passeios», «conservação e reparação de escolas do 1.º ciclo do ensino básico» e «reparação e manutenção regular dos polidesportivos descobertos de gestão municipal».
O encontro encerrou com uma intervenção de Alfredo Monteiro, presidente da Câmara Municipal do Seixal, que endereçou uma palavra de grande apreço «aos autarcas eleitos nestes 35 anos e com pesar os autarcas que faleceram, mas que permanecem vivos no seu exemplo de dedicação às causas comuns da nossa terra». Fez-se, de seguida, um minuto de silêncio.
Presentes estiveram ainda membros dos órgãos representativos dos trabalhadores da autarquia do concelho do Seixal, Carlos Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Fernão Ferro, em representação das juntas de freguesia do concelho, Joaquim Oliveira e Eufrásio Filipe, anteriores presidentes da Assembleia Municipal do Seixal, e Joaquim Judas, actual presidente da Assembleia Municipal do Seixal.