Anualmente no dia 15 de agosto os católicos assinalam a Assunção de Nossa Senhora. Acreditam que aquando da morte de Virgem Maria, esta foi transportada em corpo e alma até aos céus.
Na Amora realiza-se todos os anos a procissão de Nossa Sra. de Monte Sião. Um momento religioso incluído no programa das festas populares. Ontem a celebração religiosa teve início no espaço exterior à Igreja Matriz, com a missa conduzida pelo Padre Pedro Grazoto. As palavras proferidas fizeram uma referência especial à mãe de todos os cristãos, desde a homilia às orações próprias dedicadas à Santa.
Passavam 15 minutos das 18 horas quando arrancou a procissão encabeçada pela fanfarra dos Bombeiros Mistos de Amora e fechada pela banda filarmónica da SFOA. Em destaque estavam os estandartes marianos e o andor com a imagem de Maria, levado em ombros pelos paroquianos.
A procissão seguiu para o cruzeiro, passou ao lado da Junta de Freguesia, desceu a rua 1° de Maio até à Casa do Educador onde virou à direita em direção ao Centro de Saúde. O cortejo parou na zona ribeirinha onde decorreu mais um momento de celebração.
Após o lançamento dos foguetes os responsáveis religiosos agradeceram o apoio logístico da Junta de Freguesia e deram continuidade à procissão rumo à Capelinha da Nossa Sra. da Piedade na Medideira. No local, o parco proferiu algumas palavras e muitos fiéis entraram na Capelinha.
O desfile seguiu de regresso à Igreja Matriz onde a procissão acaba todos os anos.