A Associação Nacional de Farmácias criou uma Linha Nacional de Assistência Farmacêutica às populações – Linha 1400.
No actual contexto de pandemia, e de forma a minimizar as saídas das pessoas consideradas grupos de risco, a Associação Nacional de Farmácias criou a Linha Nacional acessível, por rede fixa ou móvel, através do número 1400.
O serviço é gratuito e está a funcionar 24 horas por dia, para facilitar o acesso a medicamentos e prestar aconselhamento farmacêutico. O objectivo do serviço é ssegurar o acompanhamento completo dos utentes, direcionando-os para a farmácia da sua preferência, ou que se encontre mais próxima e com capacidade de dar resposta urgente ao pedido de medicação.
A Linha 1400 é, sobretudo, dirigida e aconselhável a pessoas que se encontram nos grupo de risco, que pela sua idade ou condição de saúde devem evitar sair à rua e que, por esse motivo, terão prioridade.
Para os doentes crónicos ou com a imunidade comprometida, a entrega poderá ser feita em casa. Para os restantes utentes, a forma de obter os seus produtos será um agendamento para recolha numa farmácia.
Em simultâneo, com a criação desta linha, foi implementada uma reorganização do serviço de turnos das farmácias em todo o país, com vista a assegurar a cobertura farmacêutica, prestar um serviço de turnos de serviço mais eficiente e proteger a segurança das equipas das farmácias na fase da pandemia.