Carris Metropolitana já circula na Amora

Desde o dia 1 de Julho que o concelho do Seixal já está a ser cruzado pelas novas viaturas da Carris Metropolitana. Fique aqui a conhecer as novas carreiras e horários.

A nova filosofia dos transportes públicos, surgiu prometendo:

- viaturas mais modernas (equipadas com wi-fi e USB), confortáveis, seguras e amigas do ambiente;
- maior oferta de horários
- maior número de percursos
- melhores ligações.

Desde o dia 1 de Julho que os novos autocarros amarelos, percorrem as ruas do Concelho, exibindo como factor identificador o número 31 (3 porque se refere à área de circulação que engloba Almada, Seixal e Sesimbra; e 1 que se refere às viaturas que circulam no concelho do Seixal).

Ao todo, a Área 3, vai ser servida por 290 viaturas integralmente novas (às quais se somam 49 ainda da antiga frota, perfazendo 339 viaturas em circulação) que marcam a “revolução” na mobilidade pública e que:

- percorrerão111 linhas (mais 23 que as atuais);
- representam um aumento de 21% de veículos em circulação nos dias úteis, 29% aos sábado e 16% as domingos;
- representa um incremento da circulação noturna;
- melhoria da ligação com outros meios de transporte (Carris, Metro, CP, Fertagus, Transtejo e Metro Transportes Sul).

A implementação no terreno da Carris Metropolitana está a ser efetivada de forma gradual até ao final do ano, admitindo a empresa que poderão vir a existir alguns ajustes e alterações a horários e percursos.

A Carris Metropolitana é a nova marca dos transportes públicos rodoviários na Área Metropolitana de Lisboa, que pretende uniformizar o serviço em 15 dos seus 18 municípios (excluindo Lisboa, Cascais e Barreiro que manterão as operações atuais).

TIRAMOS AS SUAS DÚVIDAS:
- Sobre as Linhas

As linhas da antiga Sul Fertagus mantêm-se iguais nos percursos e nos horários, apenas muda a numeração. Houve uma readaptação e reajustamento ao nível de circulação, passando as carreiras por mais e novos locais - exemplo disso são a Circular do Seixal e Circular de Fernão Ferro.
Assim, a Carris Metropolitana passa a ter quatro tipos de Linhas:
- Linhas Próximas: são destacadas a cor azul e contemplam percursos do dia a dia e numa determinada área específica;
- Linhas Longas: são destacadas a cor vermelha e contemplam viagens de maior distância;
- Linhas Rápidas: são destacadas a cor amarela e contemplam percursos pela autoestrada;
- Linhas Inter-Regionais: são destacadas a cor roxa e contemplam os percursos fora da Área Metropolitana de Lisboa

- Sobre o Conversor de linhas

A numeração dos autocarros que circulam nos concelhos do Seixal, Almada e Sesimbra traduz a área geográfica a que se refere a divisão dos 18 municípios que aderiram a este novo serviço. Assim, cabe a estes concelhos o número 3
Para facilitar o processo de reconhecimento de qual a linha que os utentes podem passar a usar, a carris metropolitana disponibiliza no site de um conversor de linhas. Através dele consegue identificar qual a nova numeração da carreira que precisa e qual o novo percurso (se for caso disso). Basta para isso introduzir no conversor de linhas, o número do autocarro que usava e estava em vigor até 1 de Julho e automaticamente o sistema identifica o novo transporte a que tem de recorrer.
No conversor pode ficar ainda a conhecer novas linha por Município

- Sobre a Compra do Passe

Poderá adquirir o seu Passe Navegante, na Amora, mais precisamente na Rua Joaquim Valentim Correia, n.º 7 (Cruz de Pau). Neste espaço poderá:

- Transmitir informação sobre o serviço de transporte prestado na Carris Metropolitana;
- Aceder à venda e carregamento de títulos de transportes e respetivos cartões;
- Assegurar o serviço pós-venda de títulos de transporte e respetivos cartões de suporte, nomeadamente troca e devoluções de passes e bilhetes, análise e resolução de falhas de funcionamento de cartões, recuperação e anulação dos cartões e atualização de dados dos titulares dos cartões;
- Aderir, comprar e carregar passes Navegante Família (que permite que cada família pague, no máximo, o valor equivalente a dois passes Navegante);
- Definir o perfil do cartão para benefício de tarifas especiais (4_18, Sub23, Navegante 12, +65);
- Prestar apoio sobre objetos perdidos e achados;
- Encaminhar sugestões e reclamações.

Também na Loja do Munícipe do Rio Sul tem disponível um ponto de venda Navegante, onde poderá aceder aos serviços de:
- carregamento do cartão;
- pedido de novos cartões.

Contactos
A linha de apoio da Carris Metropolitana está ao seu dispor. Se tem alguma dúvida ou precisa de esclarecer alguma questão, ligue 210 418 800.
Horários e Percursos
Consulte aqui a nova tabela de horários e percursos da Carris Metropolitana no Concelho.