UnisSeixal: Executivo da JFAmora visita espaço

No âmbito da política de maior proximidade com a População, Movimento Associativo e outras forças vivas da Freguesia, o Executivo da Junta de Freguesia de Amora efetuou uma visita a uma das mais recentes infraestruturas da Freguesia de Amora: a UnisSeixal.

Recorde-se que a Universidade Sénior do Seixal ganhou como nova sede a antiga casa da Lavoura, localizada no Fogueteiro – numa obra municipal que foi inaugurada em Setembro 2021.

À reabilitação do edifício correspondeu uma requalificação da área envolvente, dando um novo ar a uma das mais movimentadas entradas na Freguesia de Amora. A par disso, possibilitou à Casa do Educador e à UnisSeixal uma resposta diferenciada, concentrada e mais dinâmica, em termos de ofertas formativas, à população sénior que ali encontra espaço para continuar a aprender e a conviver.

“Neste espaço conseguimos concentrar as ofertas, poupando os utilizadores de ter aulas em pólos diferentes, como antes acontecia; e permite-nos dar resposta a mais pessoas: por exemplo, só no nosso auditório temos capacidade para 150 pessoas e isso é uma mais valia muito grande”, explicou Mariana Marreco, Reitora da UnisSeixal.

O novo espaço dá resposta a 800 utentes inscritos, que se multiplicam em aulas de Dança, Yoga, História, Francês, Informática, Música, Artes, entre outras disciplinas, distribuídas pelas 12 salas de aula criadas.

O projeto municipal teve ainda em consideração a traça e natureza histórica e utilitária a que o edifício original dava resposta, mantendo o lagar de azeite, como espaço museológico.

O investimento na recuperação do edifício rondou os 2,8 milhões de euros, e foi descrito por Manuel Araújo, Presidente da Junta de Freguesia de Amora como “uma obra extraordinária que alia o respeito ao património, à história e à memória da Freguesia, e que se torna numa resposta social importante para Saúde Mental dos nossos Idosos”.

A visita às instalações da UniSeixal, por parte do recém-eleito Executivo, aconteceu na manhã de 11 de Setembro, e teve como anfitriões Jaime Ribeiro (Presidente da Casa do Educador) e Mariana Mareco (Reitora da Universidade Sénior).