Orçamento, PPA e PPI para 2021 aprovados por maioria

Da Assembleia de Freguesia de Amora, decorrida a 22 de Dezembro, resultou a aprovação por maioria dos documentos que irão permitir a gestão e execução dos destinos da Freguesia no decorrer do ano de 2021.

A maioria dos eleitos das forças políticas com assento na Assembleia de Freguesia de Amora votou favoravelmente os documentos que o Executivo da Junta levou a discussão. O Orçamento, o Plano Plurianual de Actividades e o Plano Plurianual de Investimentos mereceu os votos favoráveis da CDU e PS, contra do PSD e abstenção do BE.

Dos documentos, que regem as linhas orientadoras das políticas a serem executadas, no decorrer do ano que se avizinha, fazem parte projectos educativos e socioculturais que pretendem imprimir uma forte dinâmica à Freguesia de Amora, com apoio nas entidades oficiais e movimento associativo da cidade.

O principal foco de atenção do Executivo, serão “sem dúvida, os projectos no âmbito da Acção Social, uma vez que se antevê uma continuidade da crise económica, motivada por esta crise sanitária, e que ainda poderá trazer à luz ainda mais situações de carência económica”, lamenta Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora. Por isso, nesta esfera de acção, o Executivo prevê a continuidade de apoios às famílias carenciadas, com alguns projectos que pretendem dar uma maior autonomia e dignidade a quem está a passar por algumas situações de precariedade, aliando ainda a Acção Social à área da promoção da Saúde Mental.

De forma geral, o Orçamento espelha um Plano de Actividade e de Investimentos que salvaguardam:
- a Gestão e dinamização de eventos, económicos, culturais e desportivos
- o Apoio à população carenciada
- a Promoção da saúde
- a Conservação e requalificação do espaço público
- a Execução de competências delegadas pela CMS a nível de espaços verdes , pequenas reparações nas escolas , mobiliário urbano , limpeza interior e exterior do Mercado Municipal e outras que possam vir a ser acordadas
- e a Execução de pequenas obras de proximidade, eventos, em parceria com a CMS, através de Contrato Interadministrativo.

“Vai ser um ano desafiante, mas acreditamos estar à altura de dotar a Freguesia, os seus Fregueses e todo o seu tecido orgânico, de respostas dinâmicas e capazes, de forma concisa e justa, criar dinâmicas e sinergias que coloquem a Amora na linha da frente da recuperação deste contexto inédito para todos nós”, remata o autarca.

Conheça os documentos aprovados aqui.