Junta de Freguesia de Amora desafia Vizinhos a serem (ainda) Mais Solidários

“Vizinhos Mais Solidários” é a nova iniciativa da Junta de Freguesia de Amora que desafia os cidadãos a fazerem das suas janelas e varandas o novo meio de comunicação, comemoração e criação de boas memórias num tempo de recolhimento social. O primeiro evento oficial, no âmbito da iniciativa, aconteceu dia 3 de Abril, e desafiava os vizinhos a cantarem os “Parabéns” à pequena Leonor.

Natacha Madeira é uma mãe que, em tempo de quarentena, continua a sair de casa todos os dias para cumprir os compromissos laborais, numa grande superfície. Em casa, deixa as duas filhas, uma de 17 e outra de 10, acompanhadas pela avó, e um coração angustiado.

Ainda mais quando, o 10º aniversário da Leonor tinha de ser cumprido em casa, onde todas estão em recolhimento social. Por isso, era seu desejo profundo que a data pudesse ser assinalada de forma especial.

E se bem pensou, melhor fez.

Através do Facebook, entrou em contacto com a Junta de Freguesia de Amora. O objectivo era que a iniciativa “Música na Rua”, pudesse ter uma intervenção neste seu plano.

As datas não coincidiam, o tempo de chuva não ajudou à continuidade da iniciativa (que voltará em breve) e, da parte do Executivo da Junta de Freguesia de Amora, havia a vontade de dar uma resposta mais positiva a esta mãe - e talvez a tantas outras que estariam a passar pelo mesmo.

E assim, surgiu a iniciativa “Vizinhos Mais Solidários”.

“Queríamos que as pessoas se tornassem mais dinâmicas e olhassem mais para a porta ao lado e percebessem que, os vizinhos - que nem sempre conhecemos ou com quem só nos cruzamos nas voltas da vida quotidiana - estavam em casa e, alguns, podiam precisar de gestos simples, que lhes devolvesse alguma alegria à monotonia dos dias passados nesta luta comunitária e que nos pede para ficarmos em casa”, justifica o presidente da Junta de Freguesia de Amora, Manuel Araújo.

E esses gestos simples passam, por exemplo, por cantar os parabéns aos pequenos heróis (crianças) que, no auge da energia típica da idade conseguem ficar confinados nos seus apartamentos e, ainda assim, cumprirem o calendários escolar ou até adultos; deixarem mensagens de incentivo aos vizinhos que têm de trabalhar; mostrarem-se preocupados e disponíveis com os vizinhos mais idosos ou sozinhos – o que a imaginação permitir dentro do quadro de distanciamento social imposto. Da parte da Junta de Freguesia têm um parceiro na divulgação dos pedidos e das iniciativas nas redes sociais.

Vizinhos responderam positivamente

O evento foi divulgado online e apelava a que os vizinhos da Leonor pudessem vir às suas janelas cantar os parabéns. Nas redes sociais, os comentários e os “gostos” sucederam-se, mostrando um grande apoio à iniciativa. Faltava ver se, efectivamente, os vizinhos aderiam.

Na rua, os familiares quebraram a regra do “fique em casa” e fixaram-se na rua, olhando a varanda da aniversariante, mantendo a distância social uns dos outros e os vizinhos, timidamente, lá foram aparecendo à janela e cantaram os parabéns à pequena Leonor.

Parceiros inesperados

“Foi o melhor aniversário de sempre! Obrigada!”, dizia a pequena Leonor, acompanhada da mães, irmã e avó. Na mão segurava um balão. Uma singela oferta da empresa, sedeada no concelho do Seixal, “Balão +”.

“Vimos o desafio lançado na página de Facebook da Junta de Freguesia da Amora e quisemos participar nesta iniciativa, de forma singela mas a única que podemos, ao presentear as crianças que participem nesta com um balão metalizado”, conta Jorge Santos, proprietário da Balão +.

O segundo aniversário aconteceu no dia seguinte, a 4 de Abril, e pretendia dar os parabéns ao pequeno Duarte - que completava 1 ano de vida. Às 18h00 agendadas, a desilusão e o conformismo parecia abater-se sob a mãe. Catarina Rodrigues, chegou à janela e nenhum vizinho aparecia. “Pensei que era normal, nem todas as pessoas têm Facebook e podiam não ter visto a iniciativa”.

Mas tiveram uma nova surpresa. Um veículo da PSP de Amora cumpria a sua rota e, enquanto apelavam a que todos ficassem em casa, pararam na rua desta família e dedicaram uma canção de parabéns especial ao bebé Duarte. Os vizinhos, intrigados, acabaram por vir à janela e participaram na “festa”.

“Nem queria acreditar”, confessa a mãe. “Foi um aniversário bem diferente em vários sentidos”.

“Vamos criando dinâmicas e encontrando parceiros que se sentem tocados por estas iniciativas e esperamos que a mesma ganhe outras proporções”, adianta o autarca amorense, Manuel Araújo.

Até ao momento, a iniciativa Vizinhos Solidários conta com o apoio da PSP e dos Bombeiros da Amora e da empresa Balão +, além dos vizinhos (e familiares) que pedem para que a Junta de Freguesia os ajude a dinamizar as festas de aniversário à janela.

*Nota: Se quiser participar na iniciativa, envie mensagem privada na página de Facebook da Junta de Freguesia de Amora (https://www.facebook.com/freguesiaamora), com indicação de: nome do aniversariante, idade, data, morada e um contacto de telemóvel para acertar pormenores. Nós criamos o evento e ajudamos a partilhar o mesmo e à sua melhor dinamização dentro da disponibilidade de cada um dos parceiros voluntários. Partilhe as suas ideias e iniciativas connosco e nós, partilhamos com todos!