Instalados primeiros Abrigos para Gatos na Amora

A marginal da Freguesia de Amora tem uma nova infraestrutura (a primeira do Concelho) para albergar os gatos silvestres, identificados no âmbito do projeto municipal CED (Capturar, Esterilizar e Devolver).

As colónias de gatos silvestres têm vindo a proliferar em espaço urbano. Quando não controladas, podem suscitar graves problemas de saúde pública, pragas e insegurança dos animais (tanto errantes como domesticados).

Por forma a garantir condições de segurança e salubridade (tanto para animais como para o Espaço Público), assim como promover e dizimar as boas práticas, junto dos cuidadores informais de animais abandonados, a Câmara Municipal do Seixal lançou o projeto CED - do qual faz parte a instalações de abrigos para gatos.

Este projeto já tinha sido apresentado na Junta de Freguesia de Amora, em Maio deste ano. Sendo esta a primeira freguesia do concelho a receber o primeiro abrigo do género.

“É algo que nos coloca no patamar do que são as boas-práticas das políticas ambientais e de proteção do bem-estar animal em espaço urbano”, salvaguarda Manuel Araújo. “Temos de olhar para estas questões com preocupação e precaução, porque estamos a falar de vidas animais, que precisam e têm de ser acauteladas. Mas também temos de ter em consideração que, cuidar sem os devidos cuidados dos animais errantes, pode colocar em causa a Saúde Pública além da Saúde Animal. Assim, esperamos que, este programa, suscite junto da população uma consciência de que cada um é responsável tanto pela salvaguarda da vida animal, como pela salvaguarda da higiene e salubridade do Espaço Público, e logo da Saúde Pública”, alerta o Presidente da Junta de Freguesia de Amora.

“Nesta fase, o programa vai passar por capturar os felídeos identificados, esterilizá-los e devolvê-los às colónias monitorizadas e que são acompanhadas por cuidadores ou associações zoolófilas identificadas”, explicou Bruno Santos, vereador da Câmara Municipal do Seixal para o Pelouro do Ambiente.

Com a implementação destes abrigos, há a identificação das colónias e dos animais errantes, assim como dos cuidadores de cada colónia, possibilitando a monitorização e acompanhamento próximo, em termos de alimentação e cuidados de saúde animal.

A Junta de Freguesia de Amora alerta, no entanto, que quem queira alimentar animais na via pública deve ter em conta às seguintes regras:

- a alimentação deve ser feita com ração ou patê (e não restos de comida caseira);
- a alimentação não deve se colocada diretamente no chão ou em cima de papeis / jornais, dando preferência a recipientes próprios ou de plástico;
- não deve ser colocada em arruamentos ou locais de passagem de pessoas, ou junto a habitações, dando preferência a locais recatados;
- ter a preocupação de manter os locais de alimentação devidamente espaços limpos.
- procurar a CROACS para outros esclarecimentos (identificação de novas colónias, esterilizações de animais errantes, regras para ser cuidador informal, etc).

Ao cumprir estas regras garante o bem-estar dos animais e o seu!