Amora recebe novos quiosques

Requalificar o espaço público, embelezando-o com novas estruturas e ao mesmo tempo apoiar o comércio local, é o objectivo do projecto da Câmara Municipal do Seixal que contempla a colocação de novos quiosques em vários pontos Concelho. A primeira Freguesia a receber os novos equipamentos, foi a Amora.

Surgiram em Portugal há mais de meio século, importando uma tendência francesa.

Passaram por várias fases, entre o sucesso e o quase esquecimento; mas nunca deixaram de figurar nas mais emblemáticas ruas da capital, tendo atravessado a margem sul do Tejo e ocupado os espaços públicos de outras localidades. Foram (e são) ponto de paragem dos mais variados públicos e ponto de comércio dos mais variados produtos (jornais, cafés, jogos, roupas). Mas todos assumem uma mesma característica: a conquista do espaço público (jardins e praças) para o lazer e para o comércio mais típico.

Um dos mais antigos da cidade de Amora fica localizado na Avenida 1º de Maio, nas Paivas e é explorado pelo sr. José Pereira. Talvez pelo seu “posto” de antiguidade foi o primeiro a receber o upgrade proposto pelo Município. Depois, deste, a Câmara Municipal do Seixal prevê instalar mais dois, um deles na Avenida Afonso Costa, também na freguesia de Amora.

As novas estruturas – em estilo Arte Nova – assumem-se como uma forma de requalificação do espaço público, que pretende serem impulsionadoras do comércio local, aliando a estes conceitos o de embelezamento da própria cidade.