Seixal Wi-Fi abrange cinco locais da Freguesia de Amora

O acesso gratuito à Internet no Concelho do Seixal chegou através do projecto Seixal Wi-Fi e abrange 28 locais. Na Freguesia de Amora há cinco infraestruturas e espaços públicos onde já pode aceder gratuitamente à rede sem fios.

O lançamento oficial do projecto Seixal Wi-Fi, por parte do Município do Seixal, teve como pano de fundo a Baía do Rio Judeu, na zona ribeirinha da Arrentela. A manhã (de 27 de Fevereiro) convidava a apreciar a paisagem e muitos foram o que saíram de casa e aproveitaram o sol (e a esplanada) para se ligarem ao mundo – fosse para saber mais sobre as notícias que andam a fazer girar o mundo, para trocar informação, trabalhar, ou ficar a conhecer alguma curiosidade mais “cor-de-rosa” nas redes sociais.

Tarefa, agora, facilitada graças à disponibilização de uma rede Wi-Fi (Internet sem fios) em 28 locais do Concelho do Seixal. Na Freguesia da Amora, existem cinco espaços públicos onde agora pode usufruir do bom tempo que se aproxima acedendo, gratuitamente, à rede.

“Esta iniciativa permite-nos estar mais próximos das populações”, afirmou Joaquim Santos. Para o Presidente da Câmara do Seixal, “hoje os territórios só avançam se puderem aproveitar o que de melhor têm as novas tecnologias e disponibilizar uma rede wireless à população são elementos importantes para desfrutar o nosso Espaço Público”.

A rede Seixal Wi-Fi surge no âmbito de uma candidatura designada por «Turismo de Portugal - P068317», que tem um investimento total de 74 177,53 euros, bem como um incentivo e apoio comparticipado de 50 000 euros, relativo ao PROGRAMA VALORIZAR - Programa de Apoio à Valorização e Qualificação do Destino, Linha de Apoio à Disponibilização de Redes Wi-Fi, firmado entre o Instituto do Turismo de Portugal, I.P. e o Município do Seixal.

Na Freguesia de Amora, a rede está disponível no Pólo da Biblioteca Municipal, no Coreto, nas Piscinas Municipais, no Parque Urbano das Paivas e no Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento.

“É um projecto que vimos com entusiasmo, para o nosso território, porque permite que a nosso população, e quem nos visita, possa usufruir das infraestruturas e do espaço público, com outras comodidades e esperamos que tal também incentive que este mesmo espaço que é de todos possa ser ainda mais respeitado para poder ser ainda melhor vivido”, reforça Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora.