Quinta da Charnequinha: JF Amora garante intervenção nos espaços de lazer

Um pequeno Parque Infantil e uma zona de aparelhos para manutenção física são as intervenções que estão a ser ultimadas, no âmbito de uma parceria entre a Junta de Freguesia de Amora e a Comissão Liquidatária de Urbanização da Quinta da Charnequinha.

A história é simples de ser contada.

Quando há dois anos a, então, Comissão de Melhoramentos da Urbanização da Quinta da Charnequinha se preparava para dar por finda a sua missão, quiseram que também as contas ficassem completamente fechadas.

Assim, o dinheiro que havia sido angariado - no âmbito dos melhoramentos e processos para urbanização e legalização dos lotes de terreno - e que sobrou, quis a Comissão que fosse destinado a obras que identificaram como sendo, ainda, necessárias.

“Reunimos com a Junta de Freguesia de Amora e com o, então, Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal do Seixal, Jorge Gonçalves - que depois foi substituído por José Carlos Gomes, e, posteriormente, com os técnicos da autarquia”, recorda Manuel Sezões, membro da Comissão cessante. Das reuniões nasce um protocolo inicial em que se estipulava que, do lado dos moradores ficava o ónus da aquisição das massas betuminosas, e da parte da autarquia, a cedência de maquinaria e mão-de-obra para se efectivar a obra.

“Arrancou-se com a obra e, entretanto, a Câmara verificou que podia fazer uma intervenção mais alargada”, conta Manuel Sezões. “E dos 50 ou 60% das ruas que iam sofrer intervenção, passou a quase 90%”. Ou seja, “foi feita uma intervenção muito mais profunda que acabou por ser garantida pela Câmara”.

Mas havia ainda alguns fundos sem destino, assim como áreas que mereciam uma intervenção urgente, para devolver espaços de lazer e bem-estar, às cerca de 200 famílias que escolheram a Quinta da Charnequinha para fazer o seu lar.

E é aqui que surge a Junta de Freguesia de Amora. “Que mostrou toda a disponibilidade para requalificar este espaço e isso passava por: rectificar alguns arruamentos, a pérgula que estava danificada e uma intervenção profunda neste espaço, onde só havia areia e ninguém se atrevia a entrar”, descreve o representante dos moradores.

“Requalificado que foi o espaço, estamos neste momento a instalar algum equipamento: um pequeno parque infantil e, também, alguns aparelhos geriátricos, por forma a que os mais idosos também possam fazer algum exercício neste espaço de lazer”, remata Manuel Araújo.

Para o Presidente da Junta de Freguesia de Amora, esta intervenção “poderá ainda ser completada com mais algum mobiliário urbano, nomeadamente, a nível de bancos. Mas isso é uma coisa que se pode ir vendo, de acordo com as necessidades que houver”.

Para já, o processo de melhoramento dos equipamentos da Quinta da Charnequinha, no âmbito de uma exemplar parceria entre Autarquias e Comissão de Melhoramento, está em fase de conclusão. “Penso que será um exemplo a registar porque, de facto, foi célere e muito positivo e quem ganha são as pessoas que aqui vivem”, conclui Manuel Sezões, da Comissão Liquidária.