Desafio Astro Ovo: 20 alunos da Amora marcaram presença

No dia 13 de Março, um grupo de 19 alunos do pré-escolar e 20 alunos dos 4.ºs anos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato, foram selecionados para participar na final do Desafio Astro-Ovo - uma competição educacional que teve lugar no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Aos 39 alunos da Amora foi dada a oportunidade de mergulharam na atmosfera fascinante da exploração espacial, através de uma palestra e da oportunidade de apresentar os seus próprios projetos escolares, que permitiu que os pequenos cientistas aguçar a sua curiosidade e espírito de engenho.

O ponto alto do evento foi o desafio proposto aos alunos: utilizando apenas os materiais disponíveis no local, deveriam criar um módulo de aterragem capaz de proteger um astronauta muito especial, um ovo. Esta atividade prática incentivou os alunos a aplicarem os seus conhecimentos científicos e habilidades de resolução de problemas de forma criativa e colaborativa. Este módulo foi, posteriormente, lançado como parte de uma simulação de aterragem lunar.
Os alunos empenharam-se na tarefa, demonstrando habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipa. O resultado final foi uma exibição de engenho e criatividade.

O Desafio Astro-Ovo não apenas proporcionou uma experiência educativa fora do comum, mas também incentivou os alunos a explorar o fascinante mundo da ciência e da tecnologia de forma prática e envolvente.

Além disso, os estudantes tiveram o privilégio de visitar a exposição temporária patente no Pavilhão do Conhecimento, “Missão: Espaço”. Esta experiência que permitiu o envolvimento dos alunos no Desafio Astro-Ovo foi apoiada pela Junta de Freguesia de Amora e Câmara Municipal do Seixal.