UnisSeixal: Casa da Lavoura de Seixal e Almada vai ser a nova sede

A Direcção da Universidade Sénior do Concelho do Seixal – UnisSeixal, um projecto / valência da Casa do Educador, viveu ontem um momento marcante da sua história, com o descerrar da primeira pedra daquele que será o espaço da futura sede. Um investimento camarário que ronda os dois milhões de euros e deverá estar concluído em Setembro de 2021.

O histórico edifício da Casa da Lavoura de Seixal e Almada, localizado a paredes meias com a Nacional 10 que atravessa a Freguesia de Amora, há muito que já não cumpria o seu propósito:

o lagar há muito que deixou de produzir o azeite e a lavoura deixou de ter ali o seu ponto de encontro.

A ruralidade do território deu lugar ao progresso, as crises deram lugar a outros negócios, investimentos e formas de estar e viver a agora cidade.

O edifício ali se manteve, fechado e agoirou-se que ali viesse a nascer um ginásio.

Mas o destino tinha outros planos para o espaço e este acabou por ser adquirido pela Câmara Municipal do Seixal que “hoje confia, o espaço, o projecto e o investimento de cerca de dois milhões de euros, à Casa do Educador”, como salientou Joaquim Cardador dos Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, num contrato de comodato que permite à Casa do Educador utilizar o antigo Grémio da Lavoura por 30 anos.

Ali será erguido um edificado remodelado, assinado pelo arquitecto João Salvado que permitirá reunir as condições necessárias para os actuais 840 alunos e 92 professores que integram a Universidade Sénior e para todos os outros que encontrem no projecto um modo de estar.

Com uma área total de cerca de 2 mil m2, o plano de remodelação do antigo grémio, prevê a criação de:
- 12 salas de aula,
- 1 espaço polivalente
- bar
- zona de estar
- instalações sanitárias.

Contemplando-se ainda a preservação do ADN e da memória histórica do edifício com a incorporação do lagar nos planos arquitectónicos e um espaço exterior, “garantindo a vocação educativa e preservação do edifício enquanto património histórico municipal”.

E que “dará respostas às necessidades sentidas pela UnisSeixal e os seus utentes” e que encontrou em Jaime Ribeiro e em Mariana Mareco (Reitora da UnisSeixal) a personificação de um sonho de há anos.

Sem esquecer quem o antecedeu o Presidente da Direcção fez-se ladear por Mariana Mareco (Reitora) e Tomás Bento (antigo presidente da Direcção), simbolizando o esforço conjunto e contínuo de todos os que contribuíram para que, no dia posterior ao assinalar dos 18 anos da Casa do Educador, fosse formalmente conhecido o projecto da nova sede da UnisSeixal.

“Estamos muito satisfeitos porque primeiro foi com grande alegria que recebemos a notícia que a nova sede seria na Amora, neste local central do Concelho, que facilita o acesso por viatura própria ou transportes”, reforça Jaime Ribeiro.

Um projecto, várias obras

Com a tão aguardada requalificação do património histórico do antigo Grémio da Lavoura e a sua transformação na sede da UnisSeixal, a Câmara Municipal do Seixal irá aproveitar apara “poder resolver várias situações que queremos resolver em colaboração com a Junta de Freguesia de Amora”.

Para o autarca da Câmara do Seixal, “a história é feita de encontros, desencontros e oportunidades e o facto de estar aqui hoje é uma feliz oportunidade que surge de um conjunto de improbabilidade”, recorda. “Primeira para dar resposta às necessidades da Universidade Sénior do Seixal – que é uma das mais exemplares do país; mas também é uma oportunidade para avançarmos com a requalificação da Rua General Humberto Delgado, dotando-a de mais estacionamento e melhores acessibilidades”, adianta. Por esse motivo, para Joaquim Cardador dos Santos, “esta é uma solução muito feliz”.

Também Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora, recebeu com bastante positividade “este projecto que irá dar um novo ar a esta entrada da cidade, com a benesse de conseguirmos manter no domínio público um edifício que faz parte da história do nosso território e das nossas gentes”.