Segurança: Equipamentos desportivos das escolas alvo de inspecção

A Junta de Freguesia de Amora promoveu uma minuciosa inspecção aos equipamentos desportivos das Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância sob a sua alçada. Balizas e postes de Basquetebol foram devidamente analisados de forma a garantir que a segurança das crianças está salvaguardada.

Pendurar. Balançar. Abanar. Agarrar. Rematar. Trepar. Acertar (nas traves e nas tabelas). Fazer “afundanços”.
Estas são apenas algumas das “actividades” extra a que o equipamento desportivo nas escolas está sujeito no decorrer de uma actividade lúdica ou desportiva, onde os principais utentes são crianças donas de uma energia e tenacidade sem limites.

Para garantir que têm força, estabilidade e capacidade para aguentar com toda esta carga (e mais alguma) é necessário uma minuciosa inspecção.

Neste sentido, e no decorrer de dois dias, as Escolas Básicas e Jardins de Infância da Freguesia de Amora receberam a visita de técnicos credenciados para avaliarem o estado e a segurança de equipamentos, como: as balizas de Futebol e Andebol e postes de Basquetebol.
No processo foram avaliados os padrões que verificam a resistência ao derrube, ao deslizamento e à ruptura dos materiais.

“Trata-se de um procedimento que se reveste de máxima importância, que é previsto pelo Decreto-Lei N.º 100 / 2003 de 23 de maio e que temos o cuidado de o cumprir, com a devida periodicidade (anual), por forma a garantir que as nossas crianças fazem um uso seguro dos equipamentos que são disponibilizados, nas escolas, para as práticas das actividades desportivas”, explica o presidente do Executivo da Junta de Freguesia de Amora, Manuel Araújo.