Alhandra Sporting Clube sobe ao 1º lugar no XI Triatlo de Amora

Alhandra Sporting Clube sobe ao 1.º lugar no XI Triatlo de Amora

Nos dias 1 e 2 de julho, a cidade de Amora foi palco de dois eventos desportivos que marcam o final do calendário das competições de Triatlo nacional: o XI Triatlo de Amora e o IV Aquatlo. Atletas de elite e em ascensão de todo o país reuniram-se para participar destas provas desafiadoras. O grande destaque desta edição ficou para o Alhandra Sporting Clube – vencedor do Campeonato Jovem de Triatlo e do Aquatlo em femininos.

Natação, Ciclismo e Corrida compõem a modalidade de Triatlo nas quais os atletas, desde Benjamins a Cadetes, tiveram de demonstrar as suas habilidades de resistência sob um sol escaldante que teve, uma vez mais, como paisagem a marginal de Amora.
Mais de 700 atletas percorreram os cerca de 13 km que compõe a prova maior e que, este ano, mostrou ser extremamente desafiadora. No dois dias de competição, registou-se o recorde de 40 assistências por parte dos Bombeiros Voluntários do Seixal, Bombeiros Mistos de Amora e da Cruz Vermelha Portuguesa (que deram assistência ao evento) a atletas que se lesionaram no decorrer das provas.

O calor foi, sem dúvida, o maior obstáculo na prova deste ano, que foi vencido nos:
- Benjamins Femininos, por Leonor Costa (CAPGE) que liderou à atleta da casa Leonor Chan (Amora Sub Amorense / Associação Naval Amorense) e Marta Pereira (Pedrogão Triatlo);
- Benjamins Masculinos, a vitória foi garantida por Guilherme Silva (BEST), seguido de Javier Rilo (Pimpões Triatlo) e Alexandre Pinho (CAPGE);
- Infantis Femininos, Maria Pedra (CAPGE) garantiu o título de Campeã Nacional, seguindo-se-lhe Maria Casimiro (Clube Triatlo do Fundão) e Matilde Nogueira (Clube de Natação da Amadora);
- Infantis Masculinos, Bernardo Miranda (SLB) subiu ao 1º lugar do pódio, ao lado ficou o seu colega de equipa Santiago Santos e no 3º lugar João Rebola (individual);
- Iniciados Femininos, Cristina Rilo (Pimpões Triatlo) levou a medalha da vitória para casa; Lara Santos (SLB) e Sofia Duarte (Palmela Desporto / Tripla Rotação) ficaram em 2ª e 3ª posição respetivamente;
- Iniciados Masculinos, Pedro Rasquilho (Alhandra Sporting Clube) ganhou o título de campeão nacional na categoria e repartiu o pódio com Artur Leite (Outsystems Olímpico Oeiras) e Luiz Viriato (Pedrogão Triatlo)
- Juvenis Femininos, Maria do Carmo Vitorino (Alhandra Sporting Clube) destacou-se das suas companheiras, Sara Realinho (Clube 4 Estilos) e Inês Fernandes (Outsystems Olímpico Oeiras)

- Iniciados Masculinos, a vitória ficou nas mãos de Ricardo Pissarra (Alhandra Sporting Clube) ao qual se seguiu Tomás Barroca (Alhandra) e Miguel Medronheiro (SLB).

4ª Edição do Aquatlo confirma vitória para Alhandra
A tarde de domingo, dia 2 de Julho, foi dedicado ao Aquatlo de Amora – uma competição que é composta apenas por Natação e Corrida e que conta para os Campeonatos Nacionais de Clubes (Cadetes e Júniores) e Campeonato Individual de Aquatlo.
Nesta modalidade, o Alhandra Sporting Clube mostrou a sua supremacia com a equipa feminina a marcar pontos e chegar ao primeiro lugar da classificação por equipas, e à qual se seguiu SLBenfica e Cproting Clube de Portugal. Em masculinos a vitória ficou com a equipa do Benfica, seguida pelo Sporting e pelo CN Torres Novas.

A destacar, ainda, categoria de Paratrialo, a atleta da casa (Amora Sub / Associação Naval Amorense), Tânia Rodrigues que voltou a assegurar a 1ª posição em feminino; e de Filipe Marques, ex-atleta da Amora Sub/Naval Amorense agora a representar o Sporting, que angariou mai suma 1ª posição em masculinos.
A presente edição do Triatlo de Amora contou, uma vez mais, com a organização da Associação Naval Amorense / Amora Sub e da Federação Triatlo Portugal e com o apoio da Junta de Freguesia de Amora e Câmara Municipal do Seixal.
Os resultados totais podem ser consultados aqui.