Desenho & Pintura dos alunos da Unisseixal no Auditório da JFAmora

O Auditório da Junta de Freguesia de Amora recebe, até dia 28 de Janeiro, a exposição de Desenho e Pintura dos alunos da Professora Joana Verdelho, da Universidade Sénior do Seixal (Unisseixal).

O saber não ocupa lugar e, com a reforma, vem o tempo que se anseia preencher de utilidade - que parece perder-se com a entrada na idade sénior. Contrariando ideias pré-concebidas, os alunos da Unisseixal, encontram nas aulas da Universidade Sénior, um modo de continuarem a aprender lições para a vida e a descobrirem ou aperfeiçoarem talentos.

Prova disso, são os trabalhos expostos nas paredes do Auditório – que, de quando em vez, aspira a ser galeria – da Junta de Freguesia de Amora e que são assinados pelos alunos da disciplina de Desenho e Pintura, leccionada pela professora Joana Verdelho. Ao longo do último ano, os trabalhos desenvolvidos pelos artistas séniores, foram de tal qualidade e produtividade, que a tutora da disciplina lançou o desafio de os levar a exposição. O desafio foi aceite pelos alunos, e pelo Executivo da Junta de Freguesia de Amora – espaço que serve de casa temporária a estas obras.

“É um prazer muito grande ter sempre estas paredes preenchidas de trabalhos bonitos e que aqui podem ser vistos por muitas outras pessoas”, assume Helena Quinta, do pelouro da Cultura da Junta de Freguesia de Amora.

“A sala é sempre renovada e é sempre agradável”, reforça Mariana Mareco, Reitora da Unisseixal, que se congratula por esta “primeira de outras exposições previstas para este espaço e que dá início a uma parceria com a Junta de Amora e que vai permitir a que outros alunos exponham os seus trabalhos”.

Para Joana Verdelho, este é um “motivo de muito orgulho”. Enquanto professora da disciplina, tem vindo a descobrir talentos escondidos, o que assume com vaidade, ser “muito bom de ver que há uma evolução positiva ao longo do tempo e os alunos têm prazer nas aulas”.

Técnicas mistas, obras únicas

Ao longo das aulas, os alunos têm sido desafiados a abordarem várias técnicas e fazerem uso dos mais diversos materiais e suportes.

Sob os ensinamentos da Professora Joana Verdelho, os alunos criaram trabalhos onde se faz notar o recurso ao Hiper-Realismo, utilizando como suporte o papel e a cartolina colorida. Para desenhar e colorir, os artistas em aprendizagem, fizeram-se munir de materiais como o lápis de grafite, carvão, pastel de óleo, acrílico, aguarela e tinta da China.

Noutros trabalhos, apelou-se ao desenvolvimento da chamada técnica mista, que combina vários suportes e colagens, sobre os quais se firmaram os traços que fazem nascer os desenhos e, posteriormente, as técnicas que lhes deram vida e cor.

E é destes momentos de criatividade que nascem as obras que vão estar patentes no Auditório da Junta de Freguesia de Amora, até dia 28 de Janeiro.