Amora: contra a violência sobre as Mulheres

No dia em que internacionalmente se assinala a necessidade de lutar contra a violência exercida às Mulheres, a Junta de Freguesia de Amora junta-se à campanha lançada pela Comissão para a Cidadania e Igualdade do Género e apela para a denúncia deste tipo de situações.

Violência é crime.

Violência sobre as Mulheres é crime.

E é contra este crime que o dia 25 de Novembro se emerge.

No Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, Portugal soma, 29,943 (números de 20219) denúncias de situação de violência doméstica agudizadas no contexto da pandemia. Destas denúncias, resultaram 20 perdas de vidas humanas. No feminino. Isto só no ano de 2020. Desde 2004, 564 mães, esposas, filhas, tias, irmãs, avós de alguém perderam a vida nas mãos de um homem em quem confiaram (pai, marido, filhos, irmão, avô).

“Infelizmente, a violência de género em Portugal não se esgota no contexto doméstico”, alerta as Nações Unidas. “Em Portugal, só no ano passado, registaram-se 171 casamentos infantis e 129 casos de Mutilação Genital Feminina”, uma realidade que pensamos ser distante ao contexto nacional, mas que acontece e resulta da rota multicultural global e para a qual também temos de estar atentos.

“Na União Europeia, uma em cada 10 mulheres reportam ter sido vítimas de cyberbullying, a partir dos 15 anos e apenas 52% das mulheres casadas ou em união de facto tomam livremente as suas próprias decisões sobre relações sexuais, uso de contracetivos e cuidados de saúde” - uma outra realidade silenciada e que a ONU, no seu papel de promoção dos Direitos Humanos, dá voz neste dia.

“Perante estas evidências, o Executivo da Junta de Freguesia de Amora não poderia ficar indiferente. Por isso, e mostra-se como uma plataforma de ajuda a todas as mulheres que estejam a viver em algum destes contextos e que necessite de orientação sobre os passos práticos a serem dados para que esta pandemia contra a mulher possa ser erradicada”, frisa Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora.

A Campanha, da responsabilidade da Comissão para Cidadania e Igualdade do Género, mostra o que cada uma, e cada um de nós, pode e deve fazer para que a Mulher possa ter o seu estatuto de respeito pelos direitos de vida e integridade elevado.

“Enquanto houver uma Mulher Vitima de Violência. Não vai ficar tudo bem!” Por isso, denuncie!
SMS 3060
Ligue 112