Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza: Ajude-nos a Ajudar

No âmbito do Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza, a 17 de Outubro, a Junta de Freguesia de Amora assinala a data relembrando todos os que, de forma voluntária, têm ajudado com a doação de alimentos, as famílias carenciadas da Freguesia.

Dona Catarina, é uma simples moradora da Freguesia de Amora.
Não é mulher de muitas posses – muito pelo contrário. “Vai dando para viver”, como diz.
Mas é senhora de um enorme coração e de sentido de compaixão que a interpelou a que, todos os meses, do seu parco rendimento, retire uma parte para ajudar o próximo.

“Enquanto poder, faço as comprinhas como se fossem para mim: azeite, conservas, pão, farinha”, descreve enquanto entrega à Assistente Social da autarquia, o saco das compras que irá enriquecer a mesa de alguém. Um ritual que assumiu, de forma mensal.

Tal como a D. Catarina, outras doações de alimentos são feitas chegar à Junta de Freguesia de Amora.
“Temos vários exemplos de doações efectuadas por particulares, colectividades e empresas – embora este caso, tenha a particularidade de ser uma pessoa que o faz de forma periódica e sabemos que, com certeza, alguma dificuldade também para ela”, louva Manuel Araújo. Como outros exemplos, o Presidente da Junta de Freguesia de Amora, relembra o caso “da equipa Lobatos Volley cujas famílias das atletas optaram por pagar a mensalidade, na altura do confinamento, em géneros em vez de numerário e que reverteu para o nosso projecto Amora Solidária; e da empresa REMAX Se ocasionais que outras, as doações alimentares são uma importante fonte de ajuda. “Nomeadamente, para famílias que – embora ainda possam ter algum rendimento mensal, o mesmo foi severamente afectado com a crise pandémica, não chegando para pagar contas e comprar alimentos”, reforça o autarca.

A Junta de Freguesia de Amora, em conjunto com os Parceiros Sociais, têm a árdua e nobre tarefa de se certificar que “quem nos procura, e que tenha realmente necessidade, não fique sem uma refeição que seja”. Para isso, “há uma processo de agilização e entrosamento de processos, que permite uma forte sinergia entre parceiros e que garantem que os alimentos doados encontrem como destinatário agregados em situação de carência transitória ou efectiva”, explana Manuel Araújo.

Por este motivo, e ao abrigo da efeméride que se assinala a nível mundial – o dia para a Erradicação da Pobreza – o autarca da Junta de Freguesia de Amora, apela a que se possa seguir os exemplos acima, e “possam ajudar-nos com doações de alimentos não perecíveis para que possamos dar resposta a situações desesperantes que nos têm chegado e que confinam em cenários de nova pobreza, onde a falta de alimentos é a maior preocupação”.

“Sabemos que esta é apenas uma pequena acção que concorre para a ajuda da erradicação da pobreza, no nosso território. Sendo necessárias fortes políticas de incentivo à criação de emprego e combate à presente crise económica, que se alia à sanitária, para que todas as pessoas possam ver na sua vida medidas que correspondam aos Objectivos para Desenvolvimento Sustentável traçados pela União Europeia (UE) e dos quais faz parte o acabar com a pobreza em todas as suas formas”, remata Manuel Araújo.

Lista de Bens Não Perecíveis que podem ser doados à JFAmora:

- Farinha
- Açúcar
- Cereais
- Leite
- Conservas (sardinha, atum, salsichas)
- Leguminosas secas ou enlatadas (feijão, grão)
- Arroz
- Massa
- Farinha para bebés (papas)
- Azeite
- Óleo